Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Liderando o ranking dos municípios com maior incidência de focos de calor estão Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia localizados na região sudoeste e Mateiros região leste. Desde o início do ano de acordo com dados de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, (INPE) se somados são 1.083 focos nessas três cidades.

“Estamos esperando que 2016 os números sejam ainda maiores que 2015, devidos aos fatores meteorológicos. Além disso, os números registrados até agora podem ser maiores, uma vez que, alguns focos não são visualizados pelo satélite, ou porque se extinguem por si só, ou são apagados pelo Corpo de Bombeiros ou equipes de brigadistas da Defesa Civil”, explicou o gerente do Sistema Integrado de Operações dos Bombeiros (SIOP), capitão Alex Matos Fernandes.

Foram registrados até esta quarta-feira, 20, em Lagoa da Confusão, 437, em Formoso do Araguaia, 379 e em Mateiros, 267 focos de calor. Mas os bombeiros alertam que o maior pico acontece entre os meses de agosto e setembro. Em Palmas no mesmo período foram registrados 36 focos de calor.

Entre as áreas mais atingidas estão as Unidades de Conservação Ambiental com 885 focos em segundo lugar estão às terras indígenas com 598 e terceiro as rodovias com 425 focos de calor em 2016. 

Dicas de Segurança

Os bombeiros orientam que com a chegada do tempo seco o risco de incêndios florestais aumenta e recomenda à população, não fazer fogueiras e não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos nas rodovias. “Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça”, explica o comandante do 1° Batalhão de Bombeiros em Palmas, major Cleber Sobrinho.

A corporação também orienta nesse período a população, não coloque fogo em folhas ou galhos secos e principalmente em terrenos baldios.

Ranking de queimadas no Tocantins

Lagoa da Confusão

Lizarda

Formoso do Araguaía

Goiatins

Mateiros

Rio do Sono

Pium

Porto Nacional

Ponte Alta do Tocantins

10º

Tocantínia