Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva Com areias brancas e águas cristalinas a Praia do Sono, em Pedro Afonso, possui cerca de 30 mil metros quadrados Com areias brancas e águas cristalinas a Praia do Sono, em Pedro Afonso, possui cerca de 30 mil metros quadrados
  •  A Praia da Gaivota fica em Araguacema e é um dos roteiros turísitcos do Tocantins nesta temporada de praia
  • São esperadas mais de três mil pessoas no Rally das Águas em Itacajá
  • Em Palmas, a Praia do Prata é temática e possui decoração rústica

A temporada de verão deste ano no Tocantins está a todo vapor. De norte a sul do Estado, muitos tocantinenses e turistas curtem as altas temperaturas, sempre próximas dos 40 graus, nos diversos municípios que oferecem praias paradisíacas, de água doce, com infraestrutura física, shows, áreas de camping e locais para promoção de eventos esportivos e culturais.

A população que visita as praias do Estado conta também com apoio do Governo do Tocantins, que além do aporte financeiro repassado aos municípios, presta serviços em diversas áreas. Bombeiros, policiais militares, equipes de saúde, entre outros profissionais, buscam garantir que a população curta este momento de lazer com muita segurança e tranquilidade.

Se você ainda não decidiu o seu destino turístico nesta temporada, confira algumas dicas e programação que as principais praias do Tocantins oferecem neste fim de semana. Mais informações sobre a temporada de praias 2016 estão disponíveis também no site www.turismo.to.gov.br.

Araguacema

A Praia da Gaivota é banhada pelo Rio Araguaia e fica localizada no município de Araguacema, a 297 km de Palmas. A temporada vai até o dia 2 de agosto e, neste fim de semana, os visitantes contam com o show da banda Kit Ilusão nesta sexta-feira, 22, e do cantor Kenet Borges e da Banda Babado Novo, no sábado, 23.

A praia conta com infraestrutura de restaurantes, bares, barracas de aluguel e área de camping.

Araguanã

Quem visita Araguanã tem a oportunidade de conhecer a Praia de Araguanã ou a Praia Grande, que é banhada pelo Rio Araguaia e fica a 259 km da Capital. A temporada vai até o dia 2 de agosto. Na margem do rio, há dois portos de saída de voadeiras, com mais de 60 barcos para travessia. Neste sábado, 23, a programação conta com shows da Banda Sedução e da cantora Polyana Braga.

Guaraí

A Praia da Barra pertence ao município de Guaraí, a 173 km de Palmas. A temporada vai até o dia 31 deste mês. A estrutura conta com praça de alimentação ampliada, com 16 restaurantes, quatro lanchonetes e uma sorveteria, além de palco, banheiros químicos e segurança disponibilizada pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros.

Neste sábado, 23, ocorrerá o Campeonato de Futebol de Areia; a Descida Náutica de Tupirama à Praia da Barra e show com os cantores Léo Santana e Diego Sales.

Palmas

As praias de Palmas possuem estrutura permanente com bares, restaurantes, estacionamento e segurança. As mais procuradas são as praias da Graciosa, na área central da cidade; a do Prata, uma praia temática com decoração rústica; e a popular Praia das Arnos, na região norte.

Paranã

Os turistas que visitam a histórica cidade de Paranã, a 304 km de Palmas, podem visitar o Praião de Dominguinhos, localizada entre os rios Palma e Paranã. A temporada dura todo o mês de julho e neste sábado, 23, a programação conta com show da Banda Garota Bandida, e no domingo, 24, com a Banda Beke 2.

Pau D’arco

Formada por bancos de areias no meio do Rio Araguaia na cidade de Pau D’arco, a 408 km da Palmas, a Praia da Fofoca conta com mais de 30 barcos (voadeiras). Ao chegar à praia, o turista tem opção de escolher entre mais de 12 barracas de restaurantes e bares com tendas para se proteger do sol e uma variedades de comidas e bebidas, além de vendedores ambulantes credenciados. A temporada está prevista para durar todo o mês de julho. Nesta sexta-feira, 22, a programação conta com apresentação da Banda Tom de Alerta; no sábado, 23, tem shows da cantora Camila Thiê e da Banda Anjo Azul e no domingo, 24, a agitação fica por conta dos DJs Rick Miranda e Moisés Mp.

Pedro Afonso

Com areias brancas e águas cristalinas, a Praia do Sono está localizada no perímetro urbano do município de Pedro Afonso, a 304 km de Palmas, e possui cerca de 30 mil metros quadrados. A praia conta com infraestrutura gastronômica e sanitária para recepcionar os turistas. Nesta sexta-feira, 22, ocorre show com a banda Menina Faceira; no sábado, 23, com os cantores Augusto e Valente; e no domingo, 24, com a banda Forró Boys.

São Salvador

A Praia da Moreninha fica localizada no município de São de Salvador, a 649 km de Palmas, e é banhada pelo Rio Tocantins. A praia temestrutura permanente e é composta por uma orla com quiosques, banheiros e quadra de esportes. Também conta com tendas às margens do rio e um palco para a realização de eventos. Neste sábado, 23, tem show com banda nacional Papazoni e com dupla Henrique e Rangel.

Tupiratins

A estrutura da Praia da Raposa conta com oito barracas de palha, 16 barracas comerciais, uma barraca de eventos, banheiros, duas áreas de praia e uma área de circulação, ocupando aproximadamente cinco hectares de área disponível para o público. A praia fica situada próximo ao perímetro urbano de Tupiratins. Neste sábado, 23, tem show com banda forrozão Mulher de Luxo e tenda eletrônica com DJs todos os finsde semana.

Xambioá

Em Xambioá, os turistas encontram a Praia do Murici. O município fica localizado na região norte do Estado, a 507 km da Capital. Neste sábado, 24, acontecerá show com a cantora Fernanda Neres, além de artistas locais.

Itacajá 

Em Itacajá, a XVI edição do Rally das Águas de Itacajá, acontece neste próximo sábado, 23, com a expectativa de reunir mais de três mil pessoas, na descida do Rio Manoel Alves Pequeno, e de mais duas mil, na chegada, na Praia da Orla. A descida de 10 km do rio deve começar por volta das 11h da manhã e deve durar cerca de 4 horas, até a chegada na praia. Os participantes já estão com tudo pronto para rally. São jangadas, balsas, boias, botes e outros equipamentos flutuantes que irão transportar os ralyzeiros.

A banda Babado Novo será a atração nessa sexta-feira, 22 e final de semana.