Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 As principais culturas são abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia

As principais culturas são abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  As principais culturas são abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia As principais culturas são abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia

Desde segunda-feira, 25, os produtores do Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado entre Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, região sudeste do Estado, passam a contar com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Na última sexta-feira, 22, extensionistas do órgão e representantes dos produtores do projeto estiveram reunidos na sede do Distrito Irrigado Manuel Alves em Dianópolis, para dialogar sobre as demandas e como o órgão irá atuar no local.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Delmácio Antunes, durante a reunião, foi feito ainda um nivelamento de informações com os extensionistas para que, a partir dessa segunda-feira, iniciassem os trabalhos da Ater no perímetro irrigado. “Está em formação uma equipe multidisciplinar que trabalhará de forma específica dentro do Manuel Alves, para isso estamos dialogando com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária [Seagro] e com a Associação dos Produtores, para, juntos, elaborarmos um plano de trabalho e atuarmos de maneira eficaz”, disse.

Ainda de acordo com Delmácio Antunes, de imediato, foram destinados dois técnicos para prestar assistência integral ao projeto, além de uma assistente social, do município de Almas.

A reunião contou com a participação de extensionistas dos municípios de Almas, Dianópolis e Porto Alegre. Além desta, está prevista para o mês de agosto uma reunião com o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, e membros da diretoria e produtores do projeto para estreitarem o diálogo e definir um plano de ação para os próximos meses deste ano.

Manuel Alves

Situa-se no sudeste do Estado, nos municípios de Dianópolis/Porto Alegre do Tocantins, sendo considerado um dos maiores projetos de irrigação do Brasil. A área, cortada pela Rodovia TO-040, é de aproximadamente cinco mil hectares. As principais culturas são: abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia.