Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um panorama da viola e de suas variantes: Violas Caipiras (SP), Violas em Concerto (PR e RJ), Violas no Nordeste (PE e BA) e Violas Singulares (MT, SP e TO), vai tomar conta do Tocantins em agosto. O Sesc, por meio do projeto Sonora Brasil 2016, realiza a Mostra Violas Brasileiras em Palmas e em Gurupi. Na Capital, as apresentações serão nos dias 11, 12, 13 de agosto, às 20 horas e no dia 14 de agosto às 18h, no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades, que fica na 502 Norte. 

Em Gurupi, o Sonora Brasil acontece nos dias 12 e 13 de agosto, sempre às 19h30, no auditório da Unidade Operacional de Gurupi, situada no bairro Engº Waldir Lins. Vale ressaltar que a entrada em Gurupi é gratuita. Já em Palmas os ingressos serão vendidos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro com os valores de R,00 (usuário); R,00 (conveniado); e R,00 (comerciário/estudante/idoso).

A Mostra Violas Brasileiras deste ano revela o grande momento das violas no país e busca ressaltar esses instrumentos de cinco ordens de cordas dedilhadas, que cada vez mais marcam presença na música brasileira do século 21. O Sonora Brasil revela quais são as violas brasileiras, o que as caracterizam, o que têm em comum entre si e a sua diferenciação com relação aos outros instrumentos.

Em Palmas, no dia 11 de agosto, quinta-feira, às 20h acontece o Violas Singulares, quando se apresentam os violeiros Sidnei Duarte (MT), Rodolfo Vidal (SP) e Maurício Ribeiro (TO). No dia 12, sexta-feira, também às 20h é a vez das Violas Caipiras com Paulo Freire e Levi Ramiro (SP). No dia 13, sábado, às 20h acontece o Violas em Concerto, com Fernando Degui (PR) e Marcus Ferrer (RJ). E no dia 14, domingo, às 18h o Violas no Nordeste, quando se apresentam Ivanildo Vilanova e Antonio Madureira (PE) e Cássio Nobre (BA).

Músico tocantinense é uma das atrações

Esta é a primeira vez que um artista tocantinense integra o Sonora Brasil. Do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros, na região do Jalapão, Maurício Ribeiro apresenta a viola de buriti, instrumento pouco conhecido fora do Estado e que tem características físicas bastante diferentes. A primeira viola de buriti foi projetada e criada por seu avô, Antônio Biato.

Mini Mostra Gurupi

A Mini Mostra Sonora Brasil em Gurupi será realizada com o Violas Singulares às 19h30 no dia 12 de agosto, sexta-feira, com os violeiros Sidnei Duarte (MT), Rodolfo Vidal (SP) e Maurício Ribeiro (TO). E no dia 13 de agosto, sábado, também às 19h30 será a vez do Violas Caipiras, com Paulo Freire e Levi Ramiro (SP).

Sonora Brasil Sesc

Tendo como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira, o Sonora Brasil busca difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é outro objetivo do projeto, por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade musical, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.