Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Tharson Lopes

Com o alerta da baixa umidade do ar, o risco eminente de incêndios na Serra do Lajeado e de queimadas urbanas, e devido ao atraso no processo de contratação de brigadistas por parte da Prefeitura de Palmas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciou as ações de prevenção e combate aos focos de queimadas na Capital. A ação conta com o reforço de novos brigadistas contratados recentemente pela Semarh, com investimento de R$ 120 mil.

Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial e os últimos cinco dias passaram por uma capacitação do curso de formação de combate a incêndios florestais, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os profissionais receberam uniformes completos e equipamentos que auxiliarão no trabalho de combate ao fogo.

O recém-contratado, brigadista Clayson Antonio Portilho, ressaltou que o treinamento foi fundamental para capacitar os profissionais diante do enfrentamento neste período crítico de seca. “Vamos reforçar as ações da Defesa Civil do Estado e coordenar para prevenir e combater os focos de incêndios”, ressaltou.

O tenente-coronel da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Peterson Ornelas, explicou que os 15 brigadistas estarão diretamente em Palmas, mas caso ocorra a necessidade de reforçar ações de combate às queimadas em outro município, pode ocorrer remanejamento. “Vamos trabalhar com escala de cinco brigadistas e mais cinco para reforço em qualquer lugar caso seja necessário”, destacou. Segundo Peterson Ornelas, devido à contratação ter sido emergencial, os novos brigadistas passaram por um treinamento intensivo com aulas práticas e teóricas.

Reforço

Com investimento na ordem de R$ 5,7 milhões para ações de prevenção e combate ao fogo, a secretária da Semarh, Meire Carreira, destaca que o Governo vem, desde o início do ano, realizando projetos para minimizar as queimadas recorrentes. “Atuamos principalmente nos municípios que apresentam os maiores números de focos de incêndios. Mesmo Palmas não estando na nossa circunscrição, vimos a gravidade da situação e realizamos a contratação de 15 brigadistas que começam em um momento sensível para o meio ambiente”, informou.

Além dos 15 novos brigadistas para Palmas, no mês passado, o Governo do Tocantins contratou 80 profissionais que estão distribuídos em nove municípios chaves: Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão e Pium.