Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito O agricultor familiar, Antônio de Pádua Teixeira, avaliou como positivo o dia técnico O agricultor familiar, Antônio de Pádua Teixeira, avaliou como positivo o dia técnico

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram nesta sexta-feira, 12, das ações do Dia Técnico sobre a cadeia produtiva da mandioca, realizado no Assentamento PA Sítio, na região de Buritirana, em Palmas. A iniciativa integra a programação do Projeto Agosto Verde, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder).

Na oportunidade o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, apresentou aos produtores e técnicos presentes o panorama da mandioca no Tocantins, destacando a área plantada e a produtividade nos últimos anos.

“A cadeia produtiva da mandioca, vem crescendo gradativamente a cada ano, chegando em 2016 com mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas. A extensão rural, por meio das pesquisas e novas tecnologias, contribui muito para que a atividade se torne lucrativa para o pequeno produtor”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

Durante o encontro foram ministradas ainda palestras abordando os aspectos técnicos da produção da mandioca, a preparação do solo, calagem, adubação e tratos culturais.

O agricultor familiar, Antônio de Pádua Teixeira, que há quatro anos trabalha com a fabricação de farinha, avaliou como positivo o evento, ressaltando que os exemplos mostram que é possível produzir mais e com qualidade. “Os representantes das instituições trazem informações importantes que nos levam a novas práticas de plantio. A região tem potencial e não precisamos trazer nada de outros estados. Temos condições de produzir para abastecer o mercado local, gerando assim mais renda”, frisou.

O secretário da Seder, Roberto Sahiun, disse que o projeto Agosto Verde  pretende levar mais conhecimentos e tecnologias visando a construção do planejamento do ano agrícola junto ao produtor rural. “Por definição de tempo, o ano agrícola tem inicio agora e estamos aqui mostrando uma previa do que será disponibilizado em termos de assistência técnica e extensão rural, e apresentando, ao mesmo tempo, os parceiros que vão ajudar os produtores no planejamento dos projetos que serão executados durante ano agrícola 2016/2017”, explicou.

As atividades foram prestigiadas também pelos extensionistas do Ruraltins, Domício Rodrigues Brito, Pedro Pimentel, Laianna Rodrigues e Rosineide Gomes.

Casa de Farinha Móvel

O Dia Técnico foi encerrado com uma demonstração prática do processamento de mandioca, realizado na Casa de Farinha Móvel, instalada na Fazenda Nova Esperança, no Assentamento PA Sitio. O equipamento é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA), por meio do Ruraltins, com o objetivo de promover o crescimento econômico das comunidades rurais. Além de Palmas, os municípios de Gurupi, Combinado e Taguatinga já foram contemplados com uma Casa de Farinha Móvel.

Agosto verde

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e parceiros, o projeto Agosto Verde tem por objetivo atender as demandas nas áreas de assistência técnica e extensão rural, com foco na conservação do meio ambiente, nas unidades agrícolas, na pecuária lucrativa e na criação de comunidades agrícolas prósperas, com a finalidade de promover as cadeias produtivas da mandioca, do leite, aves e pescados e as hortas rurais e urbanas, no município de Palmas.

A programação prossegue até o próximo dia 30 de agosto.