Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira Escola Estadual Paulina Câmara - Barrolândia Escola Estadual Paulina Câmara - Barrolândia
  • Escola Estadual Lacerdino O.Campos - Colinas
  • Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva - Arguianópolis
  • Colégio Estadual José Luiz Siqueira - Wanderlândia
  • Colégio Estadual Darcy Ribeiro - Pugmil
  • Colégio Estadual Anita Casimiro Moreno - Aliança

O Governo do Estado assina nessa terça-feira, 23, às 9 horas, Ordem de Serviço para o início de obras de reforma e ampliação de seis escolas estaduais, beneficiando alunos dos municípios de Barrolândia, Pugmil, Aliança do Tocantins, Wanderlândia, Aguiarnópolis e Colinas do Tocantins. O investimento nas obras das seis escolas será de R$ 12 milhões e 700 mil, recursos oriundos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Essas escolas foram contempladas com as ações do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS), que estão sendo desenvolvidas no Tocantins, pelo Governo do Estado em parceria com o Bird e com o Programa Estrada do Conhecimento (PEC). Logo após a assinatura da Ordem de Serviço, as obras serão iniciadas. Atualmente, estão matriculados nessas seis escolas, um total de 2.426 alunos.

“É importante melhorar a estrutura física das escolas, oferecer mais espaços para o desenvolvimento de diferentes atividades de ensino. Precisamos oferecer ao aluno oportunidade para ele desenvolver o interesse pela ciência, pela leitura, pela natureza e pela sociedade, e ter condições de praticar esportes e atividades culturais. Também precisamos investir na formação dos docentes como forma de auxiliar os professores na busca permanente de novas práticas pedagógicas, promovendo assim, um maior impacto na aprendizagem dos alunos”, explicou a professora Wanessa Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

“O PEC tem o objetivo de promover uma educação efetiva, de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e à inclusão social às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão às margens da rodovia BR-153”, esclareceu Valdete Pagani, diretora de Desenvolvimento da Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

O Programa Estrada do Conhecimento PEC/Seduc/PDRIS é parte integrante do acordo de compromisso firmado entre o Bird/Banco Mundial e Brasil/Governo do Tocantins, e tem como objetivo subsidiar o PDRIS.

A educadora Valdete Pagani explicou que as escolas foram selecionadas para participarem do PEC após um minucioso levantamento sobre IDH, IDEB, Evasão Escolar e Índice de Aprendizagem, que apontou o estado de vulnerabilidade social, muitas vezes ocasionada por suas localizações às margens da Rodovia Belém-Brasília.

Obras

Com os novos projetos, as obras de reforma e ampliação modificarão totalmente o ambiente escolar, as salas de aulas serão mais amplas e ventiladas. Por exemplo, no Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis, será construído um laboratório de Matemática e Ciências. Todas as escolas terão blocos de banheiros, as quadras totalmente reformadas, salas específicas para a Orientação Pedagógica e para a Coordenação Educacional.

Um sonho concretizado

A diretora do Colégio Estadual Darcy Ribeiro, de Pugmil, Rose-Maire Alves do Nascimento, contou que toda a equipe escolar está na expectativa de que a reforma comece logo.

“Nós já estamos articulando novas ações para serem implantadas na escola, visando atrair a atenção dos alunos e trazer a comunidade para a escola. Por meio do PEC, os educadores da escola participarão de uma formação pedagógica dentro de padrões modernos de ensino. Desejamos uma escola viva, em que o aluno tenha vontade de permanecer nela, e que todos estejam mais inspirados em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem”, frisou Rose-Maire.

Também com recursos do Bird, será elaborado uma formação para os professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e para gestores escolares, com o objetivo  de ofertar aos educadores os mais modernos conceitos e práticas pedagógicas.