Começaram nessa segunda-feira, 22, as matrículas do Curso de formação de Policiais Civis para os aprovados no concurso da Polícia Civil do Tocantins para os cargos de Delegado de Polícia Civil, Médico Legista e Perito Criminal. No primeiro dia, cerca de 60 candidatos compareceram à Academia de Polícia Civil (Acadepol) para efetivarem suas respectivas matrículas.
De acordo com o diretor da Academia, delegado Marcelo Falcão, toda a documentação exigida é conferida no ato da matrícula e, posteriormente deferida ou não. Caso não seja deferida, por algum motivo, o candidato terá dois dias para apresentar recursos. “Pedimos que os candidatos se atentem para a lista de documentos que consta nos editais 001/45-2014 e 003/33-2014, para que não sejam surpreendidos com imprevistos”, explica.
Os candidatos terão até o dia 26 deste mês (próxima sexta-feira) para efetuar suas matrículas, as quais deverão ser feitas na sede da Academia da Policia Civil (Acadepol), localizada na quadra 804 Sul, alameda 07, lote 01, das 8 às 18 horas.
Os editais 001/45-2014 e 003/33-2014 foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia, 12. Nele consta a relação completa dos documentos exigidos no ato da matrícula. Tanto os editais, quanto os formulários que deverão ser preenchidos pelos candidatos estão disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), e podem ser acessados através do endereço eletrônicowww.ssp.to.gov.br/policia-civil/concurso.
Além do curso de formação, compõe a segunda etapa do concurso uma investigação criminal e social dos candidatos, que acontecerá paralela aos cursos de formação e poderá excluir do certame, o candidato que for considerado contraindicado (não recomendado).
Principais documentos que constam nos editais
1. Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição e/ou justificativa de não-votação, em ambos os turnos, se for o caso (original e cópia);
2. Comprovante de quitação com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino (original e cópia);
3. Carteira de identidade (original e cópia);
4. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo (original e cópia);
5. Diploma, devidamente registrado, do curso de nível superior pré-requisito para o cargo, conforme especificado no Edital de Abertura (original e cópia);
6. Declaração de não cumprir sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;
7. Questionário de informações confidenciais;
8. 2 (duas) fotos 3x4, idênticas e recentes;
9. Certidão narrativa (original), com data igual ou posterior à publicação deste edital, do processo que determina matrícula no Curso de Formação Profissional (exclusivamente para candidato matriculado em cumprimento à decisão judicial);
10. Certidões, declarações, atestados ou outros documentos públicos (originais) emitidos pelos tribunais de justiça estaduais e/ou regionais federais do país, relativos ao exercício da função de jurado, para critério de desempate, conforme item 4 deste edital (exclusivamente para candidato que tenha exercido a função de jurado);
11. Certidões, declarações, atestados ou outros documentos públicos (originais) que comprovem tempo de serviço público, para critério de desempate, conforme item 4 deste edital (exclusivamente para candidato que tenha tempo de serviço público);
12. Atestado médico, conforme modelo constante no Anexo II, comprovando que o candidato não possui impedimento para cursar as disciplinas que envolvam atividade física.