Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Provocar uma reflexão sobre as diferenças humanas de forma descontraída e com muito bom humor, essa é a proposta do espetáculo “Circo de Horrores e Maravilhas”, estrelado pela Cia. Oigalê, do Rio Grande Sul, que chega a Palmas para temporada gratuita, com três dias de apresentações de teatro de rua com libras e audiodiscrição aberta. Além do espetáculo, o grupo vai oferecer oficinas, debates, seminário e debates gratuitos. Circo de Horrores e Maravilhas Nosso Norte é o Sul é um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

A montagem é uma farsa baseada nos tradicionais circos dos horrores do início do século passado, que exibiam pessoas 'diferentes' como objetos de diversão. A obra vai ser apresentada nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Palmas no Parque Cesamar, Praça Maracaípe, em Taquaruçú e Feira do Bosque.

Durante a passagem pelo Tocantins, o grupo também vai realizar nos dias 23 e 24 de agosto um intercâmbio cultural e oficina na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Toda a programação é gratuita. (Abaixo).

Com uma linguagem lírica e muita poesia, o espetáculo trata sobre a exclusão social. A gigante e as siamesas são algumas das atrações internacionais que descortinam as histórias contadas pelas as atrizes. O público ainda pode se maravilhar com a trama de mulheres que evidenciam a superação de dificuldades, frequentemente vividas por aqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade impostos pela sociedade.

A montagem partiu do texto dramatúrgico e de improvisações, por meio da pesquisa de uma linguagem de ampliação corporal, jogo e composição de imagens apropriadas à dramaticidade dessas figuras.

O espetáculo, com 50 minutos de duração, também leva aos presentes a música, que é executada ao vivo pelas próprias atrizes, com a ajuda de instrumentos populares, como a sanfona.

Temporada

Durante os meses de agosto e outubro de 2016 a Oigalê executará o projeto “Circo de Horrores e Maravilhas - nosso norte é o sul”, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, onde levará o mais novo espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” (2013) a três estados da região Norte (Acre, Tocantins e Roraima). Serão nove apresentações do espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” pelos parques, largos e praças das cidades contempladas (Rio Branco e Bujari/AC, Palmas/TO e Boa Vista/RR), com a utilização dos recursos de audiodescrição aberta e libras, sempre seguidas de debate aberto ao público presente.

Oigalê

A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais é um grupo de teatro que vem desenvolvendo um trabalho contínuo de pesquisa de linguagem. Nessa trajetória de 17 anos ininterruptos, consolidou-se nacionalmente como um coletivo referencial para o teatro de rua. Desde sua criação uma das principais ações do grupo é proporcionar o acesso ao teatro de rua de qualidade para a população.

Programação Intercâmbio/Oficina

*Atividades formativas:

Dia 23 – manhã - Intercâmbio/Vivência – Oigalê/Lamira Teatro Sesc Palmas

Dia 23 – 19h - / Seminário e Exibição de DVD– Universidade Federal do Tocantins – Bloco D

Dia 24 – 19h - Oficina– Universidade Federal do Tocantins – Bloco D

*Apresentações:

Dia 26- Sexta- Parque Cesamar – 19h

Dia 27- Sábado - Praça de Taquaruçu – 20h

Dia 28 - Domingo - Praça do Bosque – 19h