Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades como liderança, capacidade crítica e comunicação

O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades como liderança, capacidade crítica e comunicação Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira  O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades como liderança, capacidade crítica e comunicação O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades como liderança, capacidade crítica e comunicação

Jovens que desejam ingressar no Programa Piloto de Formação de Embaixadores da Juventude têm até a próxima sexta-feira, 26, para se inscrever. O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades como liderança, capacidade crítica e comunicação, a fim de formar jovens com capacidade de envolver-se em pautas a respeito de melhores práticas e políticas públicas voltadas à juventude em âmbito nacional e internacional.

O curso é promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Caixa Seguradora, e selecionará 20 jovens brasileiros para participar do Programa Piloto de Formação de Embaixadores da Juventude.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no site http://goo.gl/forms/OVSFywdnvnaN471x2. Os candidatos precisam atender alguns requisitos como: ser brasileiro; ter idade entre 18 e 25 anos; possuir conhecimento intermediário de inglês; estar cursando ou ter finalizado o ensino médio.

Ciente da relevância do programa, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está auxiliando na divulgação do certame, a fim de mobilizar os jovens tocantinenses para participarem do processo seletivo. “Além de garantir que as políticas públicas para a Juventude sejam efetivadas, o Governo do Estado, por meio da Seduc, incentiva a participação dos jovens do Tocantins em iniciativas como essa que valorizam o protagonismo juvenil e oportunizam aos cursistas desenvolver aptidões diversas”, enfatiza o superintendente de Juventude da pasta, Ricardo Ribeirinha.

Avaliação e formação

O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira será a análise do currículo e da carta de motivação, em que serão observados critérios como: ter conhecimentos de outros idiomas e a participação em atividades ou projetos envolvendo responsabilidade social, empreendedorismo, ações sociais ou voluntariado.   

O resultado da primeira avaliação será divulgado no dia 29 de agosto, quando serão convocados 55 candidatos para a segunda fase, que consiste numa apresentação individual. O resultado final da seleção será anunciado no dia 2 de setembro na página www.facebook.com/EmbaixadoresDaJuventude e na página de vagas do UNODC

O curso de formação acontecerá nos meses de setembro e outubro de 2016, em Brasília, com reuniões quinzenais. Durante a formação, os jovens terão a oportunidade de explorar o mundo das relações internacionais e discutir a juventude a partir de diversos temas, como os direitos humanos, saúde e sexualidade.