Foi publicado no Diário Oficial de Palmas dessa quarta-feira, 24, de número 1574ª, Boletim de Balneabilidade, atestando que as praias de Palmas, sendo elas a das Arnos, Praia da Graciosa, do Prata, Praia do Caju e dos Buritis, apresentam condições sanitárias adequadas para a recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água como banho, recreação, mergulho, esqui-aquático, entre outros.
Mesmo estando própria para banho a Praia dos Buritis está passando por revitalização e não está aberta ao público.
Segundo dados, as coletas para o monitoramento da balneabilidade das praias de Palmas ocorreram nos dias 25 e 28 de julho e nos dias 01, 08 e 16 de agosto do corrente ano.
Conforme a Resolução Conama nº 274/2000, art. 9º, as águas doces destinadas à balneabilidade (para recreação de contato primário), terão sua condição avaliada nas categorias:
Própria: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local,houver no máximo 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.
Imprópria: Quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia Coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista.
É recomendável que seja evitado o banho nas praias em uma das ocorrências abaixo:
> Incidência elevada ou anormal, na região, de enfermidades transmissíveis por vias hídricas indicadas pelas autoridades sanitárias;
> Presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde;
> Floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde;
> Nas semanas em que forem classificadas como impróprias.