Por medo ou receio muitos homens não realizam o exame de câncer de próstata que tem o toque retal como método eficaz, simples e rápido, para diagnóstico. No Tocantins, de acordo com dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) ao Conexão Tocantins, foram registrados 124 novos casos de câncer de próstata neste ano, até o mês de junho. Em 2015, foi um total de 242 casos.
Dos 124 novos casos, em 2016, 76 foram registrados no Hospital Regional de Araguaína (HRA), e 48 no Hospital Geral de Palmas (HGP). Dos 242 diagnósticos em 2015, 110 foram registrados no HRA e 132 no HGP. O HGP e o HRA são os maiores hospitais do Estado e, segundo a Sesau, são os responsáveis pelo atendimento aos casos de câncer de próstata e por isso, os dados de ambos representam o Tocantins.
Segundo o Hospital Regional de Araguaína, o diagnóstico do câncer de próstata, além do toque retal, é realizado por rastreamento com PSA, exames de imagem ou por biópsia. Quando ocorre a confirmação do câncer de próstata o tratamento depende do caso, precisando passar por cirurgia, hormonioterapia, radioterapia ou por cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia.
Recomenda-se que os homens iniciem a realização dos exames de prevenção do câncer de próstata a partir dos 50. Em pacientes com forte histórico familiar, os exames de prevenção podem ser iniciados aos 40 anos
No mês de novembro, a campanha Novembro Azul, conscientiza sobre o câncer de próstata e destaca a importância da realização de exames.
Próstata
A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.
A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do fluido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.
Sinais e Sintomas
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:
> Micção frequente;
> Fluxo urinário fraco ou interrompido;
> Impotência;
> Vontade de urinar frequentemente à noite;
> Sangue no líquido seminal;
>Dor ou ardor durante a micção;
> Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
> Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.
Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.
Câncer de pênis
No HRA, o segundo câncer que mais atinge os homens é o de pênis. Segundo o Hospital, foram diagnosticados 6 novos casos de câncer de pênis até junho de 2016, no HRA. (Com informações Instituto Oncoguia)