Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Pessoas com alguma deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional, pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já podem se preparar para o “Dia D” ­­- Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD), que acontecerá em 23 de setembro, no Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine/TO), em Palmas. A ação é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

O grande objetivo do Dia D é diminuir as dificuldades encontradas por empresas e portadores de deficiência, na hora de contratar funcionários com deficiência, por exigência da Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91). A data vai reunir num mesmo espaço, os estabelecimentos comerciais que devem cumprir cotas de inclusão; e os trabalhadores que se encaixarem nesse perfil e que pretendem se recolocar no mercado de trabalho. No dia, o atendimento será prioritariamente ao público do “Dia D”.

De acordo com a diretora interina do Sine, Glaucia Branchina, o órgão já está mobilizando empresários e os parceiros. “De acordo com a legislação trabalhista, os estabelecimentos acima de 100 empregados deverão preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas. As empresas que possuem cotas para serem preenchidas estarão participando do evento em busca de um profissional qualificado para ocupar a vaga”, explica.

O Dia D será na maioria dos Estados brasileiro. Em Palmas, a ação será realizada no Sine Central, localizado na  104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25, das 8h às 18h.

Dia D

O Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados vem fortalecer as políticas de empregabilidade para PCD’s, possibilitar a aproximação entre trabalhadores e empresas, e incentivar estas pessoas a voltarem para o mercado de trabalho. A iniciativa faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que visa promover a inclusão e a igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção dessas pessoas no mercado trabalho.

Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine central de Palmas ou obterem mais informações pelos telefones: 3218 1970 e 3218 1971. Já os trabalhadores com deficiência que buscam uma vaga no mercado, não podem perder essa oportunidade e só precisam se dirigir ao Sine Central munidos de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).