Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Embrapa realizam nesta quinta-feira, 1º de setembro, o II Encontro para Discussão e Apresentação das Tendências Agroclimáticas. O evento acontece no auditório da Embrapa (prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com a Av. LO 18, sentido Norte), em Palmas, das 7h30 às 17h. É gratuito e aberto à participação dos interessados.

Na programação serão quatro palestras programadas. A primeira delas vai tratar de "Cenários futuros do aquecimento global na região Centro-Oeste: propostas de mitigação e adaptação"; o pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), é o responsável pelo tema.

Já "Condições meteorológicas associadas com a seca no Norte do Brasil durante a estação chuvosa de 2015/2016" é o tema a ser abordado por Gustavo Escobar, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os outros dois temas programados são: "Impacto das condições meteorológicas sobre a produção de grãos no estado do Tocantins na safra 2015/2016", com o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Leonardo Campos; e "Rede de monitoramento meteorológico", com Edmundo Wallace Monteiro Luca, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para encerrar será realizada uma reunião técnica entre os participantes do encontro.

De acordo com a gerente de agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho, a agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos.