Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), destinou R$ 260 mil em emenda parlamentar para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A verba será utilizada na capacitação de professores da rede pública de ensino do Estado. A assinatura simbólica do repasse aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 1 º de setembro, no campus de Palmas, com as presenças da reitora da UFT Isabel Auler, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Raphael Pimenta, diretor do campus da UFT/Porto Nacional, George França, presidente do Sintet, José Roque e do presidente Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, Jota Patrocínio.

O parlamentar, que é defensor da educação, disse que destinou a emenda por entender ser preciso investir em ensino de qualidade, fazendo a qualificação profissional dos professores para que eles possam estar melhor preparados para levar o conhecimento aos alunos em sala de aula.

“Essa ideia já vem sendo discutida já tem um tempo, numa conversa junto com o professor José Roque do Sintet, professores da UFT George França e George Brito, Valdecir e agora a poucos dias com o professor Rafhael, da importância de propiciar uma melhoria na qualidade do ensino de base, o fundamental e médio para atingir um resultado de proficiência aceitável nos outros setores do ensino, no caso o ensino superior”, disse.  

O deputado reforçou que tem tido uma preocupação com a qualidade do ensino nas escolas públicas, entendendo as dificuldades enfrentadas e que por isso quer contribuir para o processo da qualificação. “Sei que encontramos muitas barreiras, mas se fizermos essa discussão da produtividade e da qualidade do ensino dentro da sala de aula, principalmente no ensino fundamental e médio, nós teremos avanços e bons resultados para a entrada dos jovens nos cursos superior”, avaliou.

“Fizemos uma proposta para a qualificação dos professores através de uma parceria UFT e Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação, onde o próximo passo é estarmos discutindo com a secretária da Educação Wanessa Sechim, o processo da qualificação para começar a fazer projetos pilotos em cada região do Estado. Daí, a partir do momento que estiver dando resultados, estaremos alocando mais recursos para essa qualificação”, explicou.

O deputado ainda pontuou a questão da qualificação do professor no processo tecnológico, onde lembrou que é preciso  inserir a qualificação aos professores, em decorrência de que “nos próximos 20 anos o processo da educação passará pelo sistema tecnológico, por isso  professor terá que ter domínio de 100% desta área para acompanhar a evolução tecnológica, o que já ocorre no Estados Unidos”, reforçou.

 A reitora Isabel elogiou Paulo Mourão dizendo ser uma atitude nobre por parte do parlamentar em despertar o processo da qualificação na educação por meio de emendas estaduais, buscando o apoio por meio da universidade federal. “O parlamentar é um dos primeiros que nos procuram para destinar uma emenda estadual para a educação na formação dos professores, acho isso uma iniciativa fantástica”, enalteceu.

Segundo Isabel, a UFT em parceria com a secretaria da Educação  já formou quase 3 mil professores do Estado que não possuíam titulação. “Esse trabalho trata-se de uma possibilidade de aproximação e contribuição da universidade no seu papel de formação que é próprio da sua missão”, disse a reitora.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Raphael Pimenta disse ser uma iniciativa maravilhosa, uma vez que com os recursos será possível melhorar a qualificação dos professores e o ensino do estado do Tocantins. “Vamos fazer um bom trabalho por meio de nossa Diretoria de Pós-Graduação que já está levantando quais são as principais demandas”, afirmou. “O curso que será feito sob encomenda das necessidades dos professores estaduais será um curso desenhado para atender geograficamente pontos específicos  mais carentes dessas qualificação”, destacou.

O presidente do Sintet, José Roque, parabenizou a atitude do parlamentar ressaltando a importância da qualificação para a melhoria da qualidade de ensino. “Isso traz uma perspectiva nova de mudança no ensino. Esperamos que outros parlamentares possam contribuir também. Estamos discutindo com a UFT outras parcerias e queremos contribuir no processo de formação na política de desenvolvimento da qualidade da educação”, afirmou.

Benefício da tarifa semiurbana

Durante a conversa, o parlamentar destacou que ao ser procurado no ano passado pelo diretor da UFT de Porto, George França e alunos para discutir a questão da tarifa diferenciada para estudantes de Porto Nacional, levou ao conhecimento do governador Marcelo Miranda a necessidade da tarifa benefício. “O governador incumbiu ao presidente da ATR Jota Patrocínio de fazer um estudo de viabilidade da demanda de transporte semiurbano no entorno de Palmas, para haver a possibilidade da redução”, disse Mourão.

“O estudo apontou que existe a necessidade do beneficio da tarifa para os usuários dos transportes coletivos na região da área metropolitana da capital, devido ao fluxo diário de passageiros, sendo a maioria composta por estudantes. A nossa intenção é contemplar os estudantes com uma tarifa diferenciada e justa”, disse Paulo Mourão elogiando o empenho do presidente da ATR.

Jota Patrocínio explicou que o estudo vem sendo feito desde o ano passado, onde procurou buscar entender a região metropolitana, pegando Palmas e o entorno Paraíso, Porto Nacional e Miracema, onde a partir de então observou a demanda e viabilidade para a regulamentação dos serviços de transporte semiurbano devido ao grande fluxo de usuários do transporte semiurbano na região metropolitana.

“A pedido do governador, já estabelecemos e colocamos em resolução a regulamentação do transporte semiurbano nessa região metropolitana.  Tem uma nova resolução que já está bem encaminhada só regulamentando qual seria o primeiro trecho. Então definimos para fazer como projeto piloto Palmas-Porto”, esclareceu.

A regulamentação é feita em cima da planilha feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. “Em cima disso vem uma tarifa diferenciada. Já estamos em final de discussão para que ela seja em torno de 20% a 30% de desconto e para estudantes mais 50%. Essa é a nossa expectativa”, explicou.

“Também levamos ao governador junto com o deputado a questão da isenção do ICMS para essas empresas que passam a operar esses trechos, que seria uma forma de compensação. Já está em análise final e acredito nos próximos dias já estaremos regulamentando de fato e iniciando a execução dos serviços com a tarifa diferenciada, trazendo esse benefício aos estudantes. Depois estaremos estendendo o benefício a outros municípios”, antecipou.

George França avalia como uma ação muito importante do deputado Paulo Mourão, junto com o governo do estado e presidente da ATR. “É preciso trabalhar a perspectiva de outro valor, porque o estudante que não tem condições de pagar o preço estabelecido fica impossibilitado de dar continuidade nos estudos. Daí a importância na redução das passagens para que nossos alunos continuem frequentando normalmente a universidade”, destacou o diretor do campus de Porto Nacional.