Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Cerca de 3,5 mil pesquisadores, estudantes e acadêmicos da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, técnicos e tecnólogos das áreas mencionadas participaram da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O evento, que é um dos maiores eventos da área tecnológica no Brasil, foi realizado em Foz do Iguaçu-PR entre 29 de agosto e 1º de setembro. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA‐TO) esteve presente no evento e a delegação do Regional foi composta por mais de 40 pessoas.

Compuseram a delegação o presidente do Crea-TO, engenheiro civil Marcelo Costa Maia, diretoria, conselheiros, profissionais e funcionários do Conselho. No evento, o grupo participou de reuniões, palestras e fóruns que tiveram como temática principal “Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades”.

Para o presidente do Crea-TO, engenheiro civil Marcelo Costa Maia, os eventos foram de grande crescimento profissional. “A 73ª SOEA promoveu, como todas as anteriores, o debate sobre a legislação, habilitação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais. Os palestrantes e os direcionamentos dados aos temas foram de alto nível. Pudemos contribuir com as discussões e acrescentar referências da Engenharia e Agronomia do Tocantins. Acredito que cumprimos nosso papel enquanto representantes do estado mais jovem do Brasil com muito louvor”, comenta Marcelo.

No evento, o engenheiro agrônomo Roberto Jorge Sahium recebeu a Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). É a primeira vez que um profissional atuante no Tocantins recebe a honraria. A indicação do nome de Sahium foi realizada pelo Crea-TO. A cerimônia, que homenageou 12 profissionais de diversos estados do Brasil que contribuíram com o seu trabalho para o desenvolvimento tecnológico do país, deu continuidade a uma tradição iniciada em 1954.

O homenageado do Tocantins agradeceu a indicação e a honraria, e disse que esta Medalha se estende a todos os profissionais tocantinenses do Sistema Confea/Crea e Mútua. Sahium foi enfático e disse que “se pudesse nascer de novo, gostaria novamente de ser engenheiro agrônomo, pois essa profissão é a mais nobre e fundamental para o país”. Roberto Jorge Sahium é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem pós‐graduação em Irrigação e Drenagem pelo Centro de Capacitacion Bonito Juarez, no México, e é pós‐graduado em Política Estratégica. Também é especialista em Piscicultura e há 40 anos atua na área da Agronomia. Ocupou diversos cargos na administração pública, como secretário estadual de Agricultura do Tocantins, e atualmente é Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas/TO.

No stand do Crea-TO foram apresentados conteúdos sobre ações do Crea, da engenharia e agronomia no Tocantins e conteúdos turísticos sobre o estado mais jovem do Brasil, o qual muitos têm curiosidade em conhecer. A degustação da paçoca de carne de sol também foi destaque no stand, atraindo profissionais de todo o Brasil.

Com o encerramento da SOEA, teve início o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que também contou com a participação de representantes tocantinenses. Esta edição do CNP, que ocorreu entre 1º e 3 de setembro, teve como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, além dos eixos temáticos: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Cinco reuniões preparatórias, ocorridas entre maio e junho em Gurupi, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Paraíso, antecederam o Congresso Estadual em Palmas no mês de junho. O CNP, em Foz, foi a fase final das discussões, que culminou propostas de todo o Brasil.

Da 1ª etapa, 774 profissionais de todo o Brasil participaram dos debates, sendo 594 delegados – com direito a voto – e 180 convidados – com direito a voz. A Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) do Plenário foi coordenada pelo presidente do Conselho Federal - Confea, José Tadeu da Silva, e pelo conselheiro federal William Barbosa. A primeira atividade do Congresso foi eleger os secretários e relatores da Mesa, dentre eles, a engenheira civil Suzy Moreno, delegada representante do Crea-TO como 1ª relatora.

Sistema único de informações de fiscalização; maior participação do Sistema Confea/Crea junto a agências reguladoras; exigência de ART para serviços de mobilidade urbana; ampliação das penalidades aplicadas a quem infringe o Código de Ética Profissional; prova de proficiência para obtenção de título; residência técnica; carteira nacional estudantil do Sistema; e criação de Câmaras Especializadas de Mediação e Arbitragem foram alguns dos temas em pauta.

No sábado à tarde, a plenária final encerrou os trabalhos, finalizando 54 propostas aprovadas. Para o delegado representante do Crea-TO, engenheiro civil Daybson Dias de Sousa, "os debates foram  interessantes, com profundidade, calorosos, tivemos oportunidade de aprofundar questões. A proposta mais importante foi a que trata do exame de proficiência onde os oito grupos de trabalho, unanimemente, aprovaram a proposição, pois entenderam que é uma demanda da sociedade que exige os melhores profissionais".