Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sesc Tocantins realizará mais uma oficina teatral em Gurupi. O Projeto Sesc Dramaturgias vai oferecer a Oficina de Leitura Dramatizada em duas etapas: a primeira, com a realização da oficina nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no IFTO de Gurupi, no setor Jardim Sevilha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link http://bit.ly/2c0YeLS até o dia 13 de setembro. A oficina será ministrada por Gyl Giffony. E a segunda etapa com a apresentação das leituras dramáticas, no dia 22 de outubro em horário ainda a ser definido, na Unidade Operacional do Sesc Gurupi, no setor Engº Waldir Lins. São disponibilizadas apenas 20 vagas.

A oficina tem como objetivos estimular a prática da leitura de textos teatrais e a difusão de textos inéditos ou consagrados da dramaturgia nacional e mundial e instrumentalizar e chamar a atenção de diretores e atores para as potencialidades cênicas ou novos ângulos de uma determinada obra. Visa ainda promover o encontro entre atores, diretores e autores em torno das discussões sobre a leitura teatral.

A oficina propõe-se ao diálogo sobre metodologias para abordagens de textos dramáticos por meio de um entendimento múltiplo e diverso da tessitura de sentidos e significados na cena teatral. Partindo de uma compreensão da dramaturgia como uma escrita com o tempo no espaço, serão abertas conversas sobre autoria, relação texto-cena, sentidos, leitura, método, autonomia criativa, processos e práticas dramatúrgicas.

Entre tradição e contemporaneidade, no verso e reverso entre encenação, dramaturgia, e todos os elementos possíveis à estruturação do teatro e da leitura dramática (efeito, som, luz, movimento, entre outros), os encontros serão atravessados também pela apresentação de textos das dramaturgas Grace Passô e Suzy Élida e do dramaturgo Marcos Barbosa, visando a futura construção de leituras dramáticas pelos participantes.

Gyl Giffony (oficineiro)

Ator, encenador, produtor e pesquisador nas áreas do teatro, gestão cultural e direitos culturais. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), tecnólogo em Artes Cênicas (IFCE) e bacharel em Direito (Unifor). É autor da publicação De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes, lançada pela La Barca Editora em 2011. Professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult). Artista da Inquieta Cia.

As inscrições gratuitas para a Oficina de Leitura Dramatizada seguem abertas até o dia 13 de setembro. A oficina será realizada nos dias 22 e 23 (das 14h30 às 18h30) e dia 24 (das 8h30 às 12h30) no IFTO de Gurupi. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/2c0YeLS. As vagas são limitadas.