Como cidadão que cumpre com suas obrigações (e não são poucas) paro para refletir como nossa sociedade pune quem cumpre com suas obrigações.
Somos punidos quando chegamos no horário marcado e o cerimonial nos informa que o evento irá atrasar alguns minutos em média 90 curtos minutos, pois nem todos chegaram, ou pior, a autoridade que deveria chegar no horário ainda não chegou, ou seja, o tempo deles é diferente do meu.
Como advogado, sou punido quando uma audiência designada para um determinado horário não acontece naquele horário porque a “pauta está atrasada”, e noto que foram designadas várias audiências com intervalos de 20 minutos entre cada uma delas, ou seja, a pauta já nasce atrasada.
Sou punido quando meu órgão de classe propõe descontos nos juros e multas de até 100 % aqueles que estão inadimplentes. Como desconto, se ao pagar aquela parcela da anuidade com um dia de atraso, fui obrigado a pagar multa e juros! Mais uma vez fui punido pois se estivesse esperado teria tido um atraente desconto.
Sou punido também, quando recolho os Impostos conforme calendário fiscal enquanto outros aguardam o tão esperado REFIS e lá obtém vantagens exclusivas.
Não estou aqui a incentivar a desobediência civil, ao contrário, gostaria que todos que não cumprissem com suas obrigações fossem impelidos a cumprirem-nas na forma legal.
*Virgilio Ricardo Coelho Meirelles é advogado, professor de Direito Civil na Faculdade Serra do Carmo, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, conferencista, palestrante e autor de artigos na área de Direito de Família e Sustentabilidade. vrcmeirelles@gmail.com