Empresários, autoridades locais, presidentes e representantes de sindicatos patronais e a comunidade de Gurupi, no sul do estado, participaram nesta quinta-feira, 15/09, do 2º Encontro Político de Propostas para a Indústria – Prefeituráveis que contou com a presença dos candidatos a prefeito Laurez Moreira (PSB) e Walter Júnior (PSDB).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), instituição realizadora do evento, Roberto Magno Martins Pires, abriu o encontro destacando a grandiosidade do desafio do próximo gestor de um município protagonista como Gurupi no cenário estadual em um momento adverso de crise econômica, política e de arrecadação. “Precisamos mudar a nossa cultura, nossa forma de pensar, agir e fazer política. Trata-se de uma profunda mudança de postura ética e moral”, disse Pires, destacando ainda a contribuição da Fieto com o processo eleitoral por meio destes encontros e pesquisas confiáveis.
Na exposição inicial dos candidatos foi concedido o tempo de 15 minutos para contemplar assuntos de interesse do empresário industrial relacionados ao tema central do encontro registrado em regulamento: Economia, Competitividade e Desenvolvimento Industrial. A ordem das apresentações e posições no palco foram definidas em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos.
O primeiro a falar foi Walter Júnior que acredita que o povo “busca um novo momento e um novo modelo”. Sobre seus projetos citou a intenção de criar um conselho para a captação de demandas e soluções do segmento no que considera uma gestão compartilhada. O candidato falou ainda da necessidade de estruturação do aeroporto do município e vias de escoamento para incentivar a atração de indústrias e diminuição de tributos.
Laurez Moreira destacou projetos como o Inova Gurupi, um novo modelo de centro tecnológico aberto, e destacou investimentos na educação e saúde buscando fortalecer estes polos o que considera essencial para preparar a cidade e fortalecer economia. Moreira falou ainda sobre subsídios e taxas como o IPTU que, segundo ele, o município tem o menor valor do estado e do projeto de quadruplicar a BR 153.
No encerramento, cada participante fez suas considerações finais, em um minuto, e recebeu a Carta da Indústriadocumento com o Mapa Estratégico da Indústria do Estado do Tocantins que indica tópicos que resumem as ações necessárias ao crescimento do setor e os entraves que o dificultam.
Araguaína e Palmas
Os eventos continuam em Araguaína e Palmas na próxima semana. Confira a agenda e locais:
Araguaína: 20 de setembro de 2016, às 17h, no auditório do Cetec Senai
Palmas: 22 de setembro, às 17h, no auditório do Cetec Senai (Quadra 201 Norte)