Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Mesmo com as chuvas esparsas registradas em Palmas no último final de semana que amenizaram o calor excessivo e as altas temperaturas registradas, a Defesa Civil Estadual orienta aos produtores rurais a não realizar nenhum tipo de queimada em áreas florestais e urbanas, uma vez que os índices de baixa umidade relativa do ar ainda são registrados em diversos municípios tocantinenses.

De acordo com o gerente do centro de monitoramento da Defesa Civil, o major bombeiro Cássio de Sousa Pedro, existe um costume local de se colocar fogo em áreas florestais para renovar as pastagens e preparar o solo para novos cultivos. “Sabemos que este é um costume em nossa região mas neste ano estamos enfrentando um duro período de estiagem e ainda é cedo para identificarmos se teremos fortes registros pluviométricos no Tocantins”, afirmou.

Segundo o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH), professor José Luiz Cabral Júnior, para esta semana estão previstas pancadas de chuva na região centro-oeste do Estado, abrangendo a Capital. “No último final de semana registramos 34 militrimetros em algumas regiões de Palmas. Com isso, a grande massa de ar quente que estava sobre a cidade, se dissipou. Entretanto o período chuvoso só deverá se intensificar mesmo no mês de outubro”, afirmou.