O escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiras, Walcyr Carrasco, publicou em sua página do Twitter, nessa segunda-feira, 20, imagem em que está acompanhado por moradores do Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo localizada na zona rural de Mateiros, no Tocantins. O escritor denunciou a destruição por incêndio criminoso da única ponte que dá acesso ao quilombo. "A única ponte que dava acesso ao quilombo foi destruída num incêndio criminoso! Tive que atravessar o rio de carro para chegar". O escritor informou que o Governo do Estado não tem planos de reconstruir a ponte.
Walcyr Carrasco foi ao Mumbuca participar da 8ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado, que teve início na última sexta-feira, 16, até domingo, 18. "Amigos salvem o Quilombo de Mumbuca! No Jalapão, Tocantins! Fui na festa da colheita do capim dourado que é lindíssimo e só existe aqui". O escritor informou que o quilombo existe desde o século XVIII mas que hoje sobrevive principalmente da venda do artesanato com o capim.
Walcyr aproveitou para informar também da falta de aulas às crianças da comunidade. "As crianças estão sem aulas desde junho porque o professor não chega. Na época da cheia ficará inacessível", informou.
A publicação já rendeu mais de 70 comentários. Muitos parabenizam o escritor pela iniciativa e outros criticam o Governo do Estado. "Meu Deus! Não sabia desse detalhe. O Tocantins estar (sic) esquecido nas mãos desses políticos que pouco fazem, obrigada por compartilhar essa informação Walcyr Carrasco tenho certeza que alguém vai ser tocado e ajudar meu povo", escreveu uma tocantinense.
Em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador Vicentinho Alves (PR/TO) pleiteou junto ao ministro interino - o secretário-executivo coronel Eumar Novacki – o empenho de R$ 800 mil em recursos para construção da Ponte que dá acesso aos Povoados Quilombolas do Mumbuca e Boa Esperança, em Mateiros/TO. Em ofício registrado ao ministro Blairo Maggi, o senador Vicentinho Alves ressalta a importância da ponte para as comunidades, para Mateiros e para os turistas que visitam a região e dependem da ponte como única via de acesso aos povoados que fabricam e vendem peças em capim dourado.
Confira abaixo na íntegra a publicação de Walcyr Carrasco noTwitter.
Amigos salvem o Quilombo de Mumbuca! No Jalapao , Tocantins! Fui na festa da colheita do capim dourado que é lindíssimo é só existe aqui. A única ponte que dava acesso ao quilombo foi destruída num incêndio criminoso! Tive que atravessar o rio de carro para chegar. Estou aqui com @anamumbuca e mulheres do quilombo no campo do capim dourado. O quilombo existe desde o século XVIII mas hoje sobrevive principalmente da venda do artesanato com o capim . Só que os turistas não chegam mais. As crianças estão sem aulas desde junho porque o professor não chega. Na época da cheia ficará inacessível. Mas o governo do Estado e a prefeitura não tem planos de reconstruir a ponte! Divulguem! Vou marcar duas atrizes que lutam pelos negros mas peço também aos ativistas de Direitos Humanos! O Quilombo de Mumbuca precisa de uma ponte de acesso.