Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, parte da energia elétrica gerada para Araguaína passará pela subestação móvel da Energisa Tocantins, que já está na cidade. Com capacidade de 30 mW, maior, inclusive, que a subestação Araguaína III, do setor Jardim das Flores, o equipamento funcionará por pelo menos 30 dias enquanto a subestação Araguaína I, no setor JK, passa por manutenções para melhorias.

O técnico em coordenação e manutenção de subestações, André Ribeiro Brandão, explica que a subestação móvel será alimentada pelas mesmas linhas de transmissão de 138 kV, oriundas de Porto Franco (MA) e Colinas do Tocantins. “Ela tem capacidade para receber a energia elétrica de alta tensão, converter para média e baixa tensão e distribuir para a cidade. É totalmente segura e não trará diferença para o fornecimento”.

Reforma

A subestação Araguaína I receberá manutenções, reformas no barramento que recebe os seis alimentadores (redes principais) e a instalação de um novo alimentador para atender a região de Jardim dos Ipês. “Isso garante ainda mais estabilidade para o fornecimento de energia elétrica e permite mais manobras de transferência de cargas em eventuais interrupções”, reforça André.