Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

 A temporada do espetáculo teatral “O Homem da Terra” está em reta final. Após dois meses em cartaz, restam apenas mais dois finais de semana de apresentação. Nesse sábado e domingo, 8 e 9, a apresentação acontece às 19 horas, no Laboratório – Conac, Sala 13, Bloco B, no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As apresentações acontecem sempre aos finais de semana, até o dia 23 de outubro.

A partir da apreensão sensível de diferentes cosmologias (criação do homem e da terra) para diversos grupos étnicos (em especial para comunidades indígenas tocantinenses), o espetáculo em composição poética cênica transita por simbologias que, se por um lado fazem parte da cultura de comunidades às quais a equipe de criação não pertence, por outro lado capturaram de alguma forma a sensibilidade dos criadores e encontraram ecos em suas próprias crenças e subjetividades.

O espetáculo baila imageticamente, sem linearidade, entre nascimentos, encontros, criações, devoções, prazeres e dores. "O Homem da Terra" é um convite para que compositores e público brinquem de criar, brinquem de fazer nascer símbolos por meio da ação humana.

Elenco

O elenco é composto por alunos e ex-alunos do curso de Teatro (UFT), professoras das redes públicas (estadual e municipal) de ensino e comunidade em geral, todos tntegrantes do Laboratório de Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (CONAC).

Conac

A sistemática produção de espetáculos e outras ações pelo CONAC tem dois grandes objetivos. O primeiro deles é construir espaços de investigação continuada em artes, em especial em teatro, para interessados na área. Com fins de que possam manter seu processo pessoal de formação e de experimentações em artes. E o segundo é transformar, aos poucos, a UFT em um centro de referência na região norte quanto à criação e veiculação de produções artísticas. Esse é um objetivo bastante ousado. Mas com dedicação e apoio vemos possibilidades reais de que isso venha a acontecer.

Valor

R$ 20,00 (vinte reais) - Inteira.

R$ 10,00 (dez reais) – Meia.

Ficha Técnica

Encenação

Juliano Casimiro

Direção de Sonoplastia

Diego Santos

Composição Sonora

Diego Santos e Heitor Oliveira

Cenografia

Fernanda Rodrigues

Máscaras

Wellinson Monteiro

Elenco

Adriana Martins Otávio, Amanda Diniz Gonçalves, Cleuda Milhomem, Deny Oliver, Diego Santos, Fátima Salvador, Fabrício Ferreira, Fernando Barbosa, Luciana Pegoraro, Kelcy Emerich, Lisson Hemyrypar, Manoel Marcos, Roseli Bitzcof de Moura, Marina Kamei, Romi Lopes, Roni Bianchi, Rubão Ayres, Thiago Cassiano.

Operadores de Luz

Fabrício Ferreira, Juliano Casimiro, Thiago Cassiano.

Sobre o CONAC

O CONAC - Laboratório de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento -, regularmente cadastrado junto ao CNPq (2012 - atual), vem desenvolvendo suas atividades de pesquisa, docência e criação em artes em parceria com a Licenciatura em Teatro e com o Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Tocantins.

Interessado no desenvolvimento de pesquisas multi e interdisciplinares, o grupo está focado em compreender processos pessoais e coletivos de construção de conhecimento e de desenvolvimento afetivo-cognitivo humano em contextos de criação e docência em artes, mas também em outros processos histórico-culturais de formação e de expressão humanas.

Site

www.conac.net