Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (CIOPAER/TO) decolou na tarde deste último domingo, 9, em apoio à equipe do Corpo de Bombeiros do Tocantins para resgatar o estrangeiro Benno Gottfried Schommer, que estava perdido na Serra do Carmo, 50 km de Palmas.

O homem de 60 anos, de nacionalidade alemã passou a noite do sábado, 8, na mata, sendo encontrado por volta das 14h30 do domingo, 9, pelas equipes de resgate. Benno Gottfried foi localizado por bombeiros militares do Tocantins, que imediatamente solicitaram apoio do Ciopaer para resgatar a vítima que já estava visivelmente cansada.

O primeiro contato com o Sistema Integrado de Operações (SIOP) foi feito por um chacareiro amigo da vítima, que informou sobre o ocorrido e o provável local onde Benno estaria. Em seguida a própria vítima ligou para o número de emergência do Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe de buscas até o local indicado.

Por se tratar de uma área de difícil acesso, os bombeiros não conseguiram chegar até a vitima, mas avistaram o homem na ponta de uma montanha, próximo a uma rocha conhecida como “catedral”. Durante o sobrevoo do helicóptero, a equipe teve dificuldade para chegar ao local, sendo necessária a descida de um dos tripulantes da equipe para abrir acesso na mata, de forma a possibilitar o pouso da aeronave.

O estrangeiro foi encontrado desidratado e desorientado. Ele foi transportado até o 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros socorros e, posteriormente, encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento Norte.