Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

 Representante do MTE, Arilson Vieira, visita subsecretário do Setas

Representante do MTE, Arilson Vieira, visita subsecretário do Setas Foto: Leandro Pinherio

Foto: Leandro Pinherio  Representante do MTE, Arilson Vieira, visita subsecretário do Setas Representante do MTE, Arilson Vieira, visita subsecretário do Setas

O subsecretário do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Alfredo Branchina e a diretora interina do Sistema Nacional de Emprego no Tocantins (Sine), Glaucia Branchina, receberam a visita do representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Arilson Vieira, na tarde desta quinta-feira,13, em Palmas. O objetivo do encontro é estreitar relações e parabenizar o Estado por ações como o Mutirão para Emissão de Carteiras de Trabalho e a forma exemplar como tem sido feita a prestação de contas do Sine.

De acordo com o representante Arilson Vieira, o Ministério do Trabalho tem se empenhado para solucionar problemas com a emissão de carteiras de trabalho em todo o país, contudo, o Tocantins saiu na frente assim que percebeu as dificuldades da plataforma digital e buscou solucionar o problema: “A gestão do Sine no Tocantins está de parabéns, queremos estreitar relações e buscar o apoio de vocês para conhecer melhor novos possíveis parceiros na capacitação profissional”, comentou Arilson.

Alguns meses depois da implantação do serviço online para emissão da carteira de trabalho, em abril de 2016, o Sine Tocantins começou a perceber as dificuldades da plataforma digital e na tentativa de solucionar a questão realizou em julho um mutirão para a emissão da CTPS abrangendo quase 100% dos municípios, e minimizando os contratempo para o usuário do Sine. O mutirão que durou 50 dias, emitiu 2.309 CTPS.

A diretora interina do Sine, Glaucia Branchina, ressaltou durante a reunião que a prestação de contas da gestão estadual tem sido constantemente indicada como exemplo pelo MTE: “é muito gratificante quando recebemos ligações de outros estados querendo saber como fazemos nossa prestação de contas. É uma sensação de dever comprido e também credibilidade que nos possibilita boas relações e novas parcerias”, explica a diretora.

Graças ao convênio firmado entre Governo do Estado e MTE a população tocantinense conta com apoio do Sine para intermediação de mão de obra, capacitação profissional, emissão de carteira de trabalho, acesso ao seguro desemprego, entre outros serviços.