Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Philipe Bastos A secretária Wanessa Sechim participou da Festa da Família da Fazenda da Esperança A secretária Wanessa Sechim participou da Festa da Família da Fazenda da Esperança

Uma das maiores ações de recuperação de jovens viciados em drogas do Estado, a Fazenda da Esperança São Domingos, em Porto Nacional, realizou na manhã desse domingo, 16, a Festa da Família, com parceria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Atualmente a Fazenda São Domingos conta com 41 jovens em recuperação.

Durante a festa, os presentes assistiram a apresentações musicais, dança e testemunhos de ex-internos da Fazenda da Esperança. Barraquinhas espalhadas pelo local vendiam uma gama de itens produzidos pelos jovens em recuperação, como doces, terços e alimentos em geral.

Presente na festa, a secretária professora Wanessa Sechim destacou a importância do trabalho de instituições que cuidam da recuperação de jovens dependentes químicos. "Gostaria de ressaltar o trabalho realizado por essa Fazenda, que leva esperança para que esses jovens possam seguir em frente e encontrar aqui um novo caminho e a possibilidade de um futuro melhor ", completou.

A Seduc contribuiu com a estrutura física da Festa da Família, conforme o superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha. "Nós tivemos a oportunidade de colaborar com toda essa estrutura de tendas, cadeiras, palco", completou. 

Presente no Tocantins com quatro unidades de recuperação de jovens dependentes químicos, a Fazenda da Esperança cuida de centenas de pessoas que buscam sair do caminho das drogas. Para o responsável pela unidade de Porto Nacional, o desafio diário é duro, porém recompensador. "Quando a gente consegue recuperar um jovem que vem nos pedir ajuda, essa é a nossa bateria, essa é a nossa força", disse Valdenei José Westin. 

Testemunhos

Entre os relatos feitos por pessoas acolhidas pela Fazenda da Esperança, muitas histórias de superação e de duras batalhas para sair do vício. "Meu pai era alcoólatra e levava bebida para dentro de casa. Aos três anos eu experimentei álcool e aos 13 fumava maconha. Já morei na rua, mesmo depois do nascimento do meu filho. Estou há nove meses na Fazenda e hoje tenho orgulho de dizer que minha família me apoia. Quando sair, pretendo ir além", contou Fernando Alves Arruda.

Fazenda da Esperança 

As quatro unidades da Fazenda da Esperança no Tocantins estão localizadas em Lajeado, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional e são coordenadas pelos responsáveis Thiago, Ítalo, Gabriela e Valdenei.