Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) pediu apoio ao Sebrae Nacional para desenvolver o Polo de Ovinocaprinocultura no Tocantins. A instituição poderá auxiliar o projeto, que já está em construção na cidade de Aliança, com a elaboração de planos de negócios, assistência técnica, qualificação profissional e formação de cooperativa.

Kátia Abreu levou o projeto ao diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinícius Lages, na última quinta-feira (20). O polo de criação de ovinos e caprinos que foi concebido por ela e já está sendo desenvolvido em Aliança do Tocantins. Estão em fase avançada de construção o frigorífico de pequenos animais – com capacidade inicial para abate de 180 cabeças por dia – e a fábrica de ração, com produção prevista de 2 toneladas diariamente. Por meio de emenda parlamentar, a senadora já destinou R$ 1,5 milhão para erguer os dois empreendimentos.

“Nossos produtores de ovinos e caprinos estão sozinhos, então precisamos dar suporte para que a cadeia possa se desenvolver”, disse Kátia Abreu ao diretor. “Vamos fazer desta região um polo de produção e implantar um modelo de integração da cadeia produtiva de ovinos e caprinos, o primeiro modelo de integração desta área”, completou.

Para a senadora, o Sebrae poderá auxiliar o projeto com assistência técnica e qualificação, como melhoramento genético do rebanho, alimentação, busca de mercado, embalagens e plano de negócios. “A expertise do Sebrae será fundamental para nossos produtores”, afirmou.

O diretor Vinícius Lages elogiou o projeto e disse que estudará formas de apoio do Sebrae Nacional à ovinocaprinocultura no Estado.