Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e parceiros organizam o Dia de Campo da Seringueira para acontecer no dia 12 de novembro. A estimativa é que 100 pessoas, entre produtores e técnicos, participem do evento que ocorrerá na Fazenda Anajá, no município de  Marianópolis, região oeste do Estado. 

Para o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Manuel Carvalho, o dia de campo abordará a viabilidade econômica na heveicultura. “É uma alternativa de geração de renda, por isso, estamos capacitando os produtores, desde a escolha das mudas, manejo no plantio do seringal e os aspectos econômicos”, argumentou.

Segundo o consultor paulista, José Fernando Benesi, um dos palestrantes do evento, a produção seringueira é uma atividade rentável no agronegócio. “É um segmento que tende a crescer mundialmente, apesar dos preços do látex ultimamente sofreram uma queda, mas a tendência, para os próximos anos, é recuperar o valor da venda”, argumentou.

Programação

O dia de campo na Fazenda Anajá ocorrerá com a teoria aliada à prática em quatro estações sobre os temas: projeto de heveicultura da fazenda Anajá, viabilidade técnico e financeira do cultivo para o Tocantins, aspectos práticos para escolha de mudas e os manejos de irrigação para a seringueira.

São parceiros no evento: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento de Geografia e Estatísticas(IBGE), Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Cooapa), Cooperativa Frísa, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Brasil(Sistema OCB/TO), Associação dos Produtores de Borrachas Naturais (Aprob/GO/TO), Agricultura de Baixo Carbono (ABC/TO) e as empresas Agro Mona, Hevea Paraíso, Hevea Suporte, Prolatex e Haveatins.  

Para participar, os interessados podem realizar a inscrições gratuitas no local do evento.