Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PMDB) recebeu em reuniões durante todo o dia dessa terça-feira, 25, cerca de 70 prefeitos do Tocantins com a finalidade de discutir a implantação de consórcios municipais. A iniciativa, que teve aceitação unânime dos prefeitos, se destina a ajudar os municípios com obras de asfalto, perfuração de poços artesianos, construção de barragens e tanques escavados.

O projeto da senadora Kátia Abreu tem origem nas demandas levantadas em caminhadas feitas pela parlamentar e pelo deputado federal Irajá Abreu (PSD) nos municípios do Estado. Dentre os presentes nas reuniões de ontem  estavam os prefeitos Laurez Moreira (Gurupi),  Moisés Avelino (Paraiso) e o prefeito eleito Joaquim Maia (Porto Nacional).

O lançamento dos consórcios será feito no próximo dia 7 de novembro, às 10 horas, em Gurupi e às 18 horas na cidade de Porto Nacional, quando serão apresentadas as demandas e estudos feitos a partir das reuniões de terça-feira. Ambos os municípios já possuem uma usina de asfalto. A de Gurupi está em atividade e a de Porto Nacional desativada que agora pretende-se resgatar. O consórcio de Gurupi, como foi decidido ontem, terá a participação de 22 prefeituras. Já o de Porto Nacional será integrado por 18 municípios, totalizando 40 municípios a serem beneficiados nesta primeira etapa.

Conforme a senadora Kátia Abreu, ela e o deputado federal Irajá Abreu destinarão recursos de suas emendas parlamentares para a aquisição do material para o asfalto, de uma perfuratriz, um trator de esteira e uma retroescavadeira. A finalidade é asfaltar as ruas das cidades com menor custo e perfurar poços artesianos nos municípios que tem prejuízos cíclicos com a seca, não só na produção mas também de água potável para consumo da população. E ainda fomentar a economia com a construção de tanques escavados para a produção de peixes.

“O consórcio é muito importante. Além de uma ideia inteligente é questão de sobrevivência dos municípios”, diz a senadora Kátia Abreu prevendo mais dificuldades para os prefeitos no próximo ano diante do anunciado contingenciamento e cortes de recursos propalados pelo governo federal.

Para a senadora, os municípios passam por um momento  muito difícil o que faz com que as cidades maiores (municípios-polo) tenham de certa forma responsabilidade com as prefeituras menores por sua liderança. “Por isto sediaremos os consórcios nas cidades-polo”, diz Kátia Abreu.