Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 1° de novembro, a Operação Full House, com o objetivo de apurar crimes de fraude em licitações e desvios de recursos públicos federais na contratação de 11 obras na cidade de Araguatins/TO, mediante a utilização de empresas de pessoas ligadas por relações de parentesco e/ou amizade durante a gestão do ex-prefeito, hoje deputado estadual Francisco Rocha Miranda (PMDB) e perpetrada na gestão de seu sucessor e atual prefeito Lindomar Lisboa Madalena.

Participam da operação cerca de 60 policiais federais. Ao todo estão sendo cumpridos 24 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região nos municípios tocantinenses de Araguaína, Araguatins, São Bento do Tocantins, Palmas e também em Imperatriz/MA, sendo, 14 de Busca e Apreensão e 10 de Condução Coercitiva.

A investigação revelou a existência de esquema criminoso que operava desvio de recursos públicos federais através de fraude em licitações que ocorriam a partir de três empresas criadas e mantidas por pessoas ligadas por relações de parentesco e amizade com o prefeito.

De acordo com a Polícia Federal, uma das empresas tem como responsável o genro do deputado estadual, a outra empresa tem como responsável o ex-secretário municipal de Administração, atualmente assessor parlamentar do deputado e a terceira empresa foi criada apenas para participar das fraudes nos processos licitatórios daquele município. 

Entre as 11 obras, algumas foram concluídas, porém a maioria encontra-se inacabada, tais como 3 creches do programa Proinfância, um posto de saúde e a casa da cultura de Araguatins.

O desvio calculado em razão das obras não concluídas é de mais de 4 milhões de reais.

Full House 

O nome Full House (casa completa) faz alusão a um jogo do Poker, quando um jogador que possui 5 cartas tem uma trinca, em alusão às três empresas citadas, e uma dupla - os mentores do esquema fraudulento.

Rocha Miranda

O Conexão Tocantins entrou em contato com o deputado Rocha Miranda na manhã de hoje e o parlamentar informou que irá se inteirar da Operação para depois se pronunciar.  (Matéria atualizada às 10h19min)