Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No mês de setembro, a Seduc realizou um simulado do Enem para os alunos da rede estadual de ensino

No mês de setembro, a Seduc realizou um simulado do Enem para os alunos da rede estadual de ensino Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No mês de setembro, a Seduc realizou um simulado do Enem para os alunos da rede estadual de ensino No mês de setembro, a Seduc realizou um simulado do Enem para os alunos da rede estadual de ensino

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos próximos dias cinco e seis para estudantes de todo o País. No Tocantins, 75.544 concluintes do ensino médio farão as provas que classificam para grande parte das universidades brasileiras. Ao todo, 31 municípios tocantinenses terão locais de provas e, por isso, é importante que os estudantes que irão participar do Enem 2016 fiquem atentos a alguns detalhes para não perderem as provas, ou serem eliminados precocemente. 

No site do Enem, os estudantes podem encontrar dicas valiosas para o dia das provas. Segundo a página oficial do exame, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados de acordo com o horário de Brasília. Como o Tocantins não possui horário de verão, os portões abrirão e fecharão uma hora mais cedo, ou seja, serão abertos às 11h e fechados às 12h. É recomendável, contudo, que os alunos estejam no local onde farão a prova com uma hora de antecedência à abertura dos portões, para que não haja risco de perder o horário.

As provas terão início às 12h30. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar nas salas de provas até que seja autorizado o seu início, após procedimentos de verificação de segurança. “Essa questão dos horários é de grande importância reforçar aos estudantes, por conta do horário de verão e a diferença que temos com relação ao horário de Brasília”, destacou a gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Maristélia dos Santos.

Os preparativos para o dia do exame, contudo, devem ocorrer antes do dia seis. Para que não ocorram problemas para encontrar o local onde realizará as provas, os alunos devem conferir com antecedência todas as informações na Página do Participante.

Além dos horários de abertura e fechamento dos portões, os participantes do Enem 2016 devem ter muita atenção à documentação necessária para os dias das provas. De acordo com informações do Ministério da Educação, para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. A lista de documentos válidos está disponível neste link.

A organização do Enem ainda orienta que, para a realização das provas, os estudantes devem ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. Além disso, é imprescindível, para ter acesso ao local da prova, que os alunos apresentem o documento oficial com foto já citado e o cartão de confirmação de inscrição no Enem.

Simulados

Visando preparar os alunos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) fomentou a realização de simulados nas unidades de ensino, com questões similares às do Enem, além de seguir todas as exigências no Inep durante a aplicação do exame.  Além disso, a avaliação dos simulados serviu para apontar aos professores as principais dificuldades dos alunos, a serem sanadas antes da prova.

Dicas

É importante que os alunos que farão as provas do Enem nesse final de semana fiquem atentos ao que pode ser causa de eliminação do exame. 

Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.

- Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro participante, durante as provas;

- Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação;

- Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei; 

- Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame;

- Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas;

- Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas; 

- Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas; 

- Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho; 

- Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame; 

- Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e outros objetos; 

- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; 

- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte; 

- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro participante;

- Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.