Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Na categoria 12 a 14 anos, a dupla feminina do Estado, formada pelas atletas Letícia Ribeiro e Cryzia Araújo, levou o bronze na maior competição interescolar do Brasil

Na categoria 12 a 14 anos, a dupla feminina do Estado, formada pelas atletas Letícia Ribeiro e Cryzia Araújo, levou o bronze na maior competição interescolar do Brasil Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos Na categoria 12 a 14 anos, a dupla feminina do Estado, formada pelas atletas Letícia Ribeiro e Cryzia Araújo, levou o bronze na maior competição interescolar do Brasil Na categoria 12 a 14 anos, a dupla feminina do Estado, formada pelas atletas Letícia Ribeiro e Cryzia Araújo, levou o bronze na maior competição interescolar do Brasil

A maior competição interescolar do Brasil começa na próxima semana e o Tocantins contará com representantes em quase todas as modalidades. Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa 15 a 17 anos serão realizados em João Pessoa, capital da Paraíba e reunirá mais de três mil alunos/atletas de todo o Brasil. Serão 10 dias de competições em modalidades individuais e coletivas em uma competição que, além das disputas, envolve o companheirismo e o desenvolvimento sociocultural dos adolescentes que participam.

O Tocantins, a exemplo da categoria 12 a 14 anos também disputada na capital paraibana, enviará uma delegação com cerca de 130 atletas e 26 membros da comissão técnica (treinadores, oficiais e chefe de delegação). Os alunos que irão disputar as modalidades individuais partem para João Pessoa na próxima segunda-feira, 7. O ônibus da delegação sairá da frente da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) às 19h.

Promotora da viagem da delegação tocantinense aos Jogos, a Seduc fornece o transporte dos atletas e da comissão técnica, além dos oficiais que acompanham a delegação. De acordo com Claudius Vinícius Souza Oliveira, chefe da delegação do Tocantins, a expectativa é que os alunos/atletas tragam bons resultados no retorno da competição. 

“Nessa etapa nós temos um diferencial que é o ranqueamento em modalidades como o Atletismo, a Natação e o Judô. Isso vai deixar a nossa delegação mais qualificada e preparada para buscar os resultados na competição. Além disso, nós temos uma equipe com professores muito bons e qualificados para acompanharem os alunos e promoverem, junto com eles, um desenvolvimento esportivo e educacional, que é o nosso principal foco”, destacou o chefe da delegação.

12 a 14 anos

Na categoria 12 a 14 anos, realizada em setembro, o Tocantins conquistou resultados relevantes e trouxe três medalhas na bagagem no retorno ao Estado. No Badminton, foram conquistadas duas medalhas de bronze, uma no individual masculino e uma nas duplas femininas. Além disso, a equipe feminina de handebol conquistou uma inédita medalha de prata, depois de uma final emocionante contra as donas da casa. No Atletismo, o Estado ainda chegou a duas finais, uma no lançamento de peso, e uma nos 75 m rasos. 

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e reúne atletas e equipes vencedoras de competições escolares de todos os estados brasileiros. Em 2016, a expectativa é que mais de 3.500 atletas participem da competição. Do Tocantins, os 130 alunos de 15 a 17 anos que compõem a delegação conseguiram vaga nos JEJ por meio dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).