Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

 Arara canindé será encaminhada ao Cetas em Araguaína

Arara canindé será encaminhada ao Cetas em Araguaína Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Arara canindé será encaminhada ao Cetas em Araguaína Arara canindé será encaminhada ao Cetas em Araguaína

Na tarde dessa segunda-feira, 7, uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), formada por um biólogo e uma zootecnista, foi  chamada até uma chácara da região de Palmas, para realizar o resgate de uma arara canindé. A ave foi encontrada em uma chácara a 400 metros da Avenida Teotônio Segurado, região do setor Taquari, próximo à praia dos Buritis.

A arara foi encontrada com o comportamento bravio, o que de acordo com biólogo do Naturatins, Tiago Scapini, significa que não foi domesticada. A ave aparentemente não sofreu nenhum trauma físico e está em boas condições de saúde. Mas este diagnóstico somente será confirmado pelos profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, local para onde o animal será encaminhado.

O Cetas é um local de recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular.

O chacareiro Antônio Moreira Soares explicou que seu genro encontrou as duas araras na AV. Teotônio Segurado. “As aves estavam no chão e à impressão que ele teve, foi que uma delas não conseguia voar. Foi quando ele as colocou no bagageiro do carro e chegando aqui na chácara, nós ligamos para o Naturatins e solicitamos o resgate”, salientou.

O biólogo Tiago Scapini, disse que os animais deveriam estar naquele local em busca de alimento, já que nas proximidades existem muitos buritis. Ele acredita que por ser uma ave jovem, ela não teve maturidade para voar livremente.

A orientação do biólogo à comunidade, é que ao encontrar um animal, sejam aves, répteis ou mamíferos, que a pessoa ligue imediatamente para um órgão ambiental como o Naturatins, Delegacia de Meio Ambiente (Dema), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) ou Guarda Metropolitana Municipal (GMM), “É importante observar se o animal está ferido. Outro fator relevante é não oferecer nenhum tipo de alimento”, pontuou.

Arara-canindé

A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É visto como um dos psitacídeos mais espertos.

Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas.

Naturatins

Em 2016, o Naturatins recebeu 396 animais. Destes 229 foram aves do grupo pisitacídeos composto por araras, papagaios e periquitos. O jabuti é um dos  répteis recebidos com maior frequência. Os animais chegam de todo Estado, dentre eles dos municípios de Palmas, São Valério da Natividade, Paraíso do Tocantins, Caseara, Lagoa da Confusão e Tocantinópolis.

Tags: Naturatins