Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Fabíola Dias

Originária da Índia, a terapia ayurvédica é considerada uma das mais antigas da humanidade, com adeptos em todo o mundo.  No Tocantins, essa prática milenar tem conquistado pessoas que buscam prevenir e manter a saúde do corpo e da mente, por meio da alimentação adequada e estilo de vida harmonioso.

De acordo com a terapeuta ayurvédica Zulenie Saturno, que há três anos atua em Palmas, um diferencial desta terapia é o fato de realizar um tratamento integral, não focado em um sintoma específico.  “Por buscar compreender as doenças na sua totalidade, os resultados são muito positivos, o que estimula os pacientes a não interromperem os tratamentos e a incentivarem outras pessoas a buscar a ayurveda como alternativa para uma vida melhor”, explicou.

Em sânscrito, ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). É uma ciência que envolve o conhecimento sobre o corpo, a mente, alma e as formas de manifestação das doenças. O conhecimento védico baseia-se no princípio do equilíbrio natural dentro do corpo e a harmonia com o meio ambiente. “Os resultados são percebidos sem muitos gastos, sem tomar remédios, por meio da mudança de hábitos”, disse Zulenie.  

A ayurveda usa um conjunto de ações que juntas garantem mais qualidade de vida ao paciente. Além  de trabalhar com o uso de uma alimentação adequada e de plantas medicinais, os tratamentos fazem uso frequente de técnicas como a massagem e ioga. 

Técnicas

As técnicas ayurvedas, segundo a terapeuta, não são utilizadas apenas para tratar doenças, mas também para prevenir. “Uma doença se inicia muito antes de chegar à fase em que pode ser percebida, por isso trabalhamos com a manutenção da vida, corrigindo desequilíbrios que podem crescer ao longo do tempo e gerar uma enfermidade mais grave”, esclarece Zulenie. 

Ainda de acordo com a terapeuta, as indicações mais frequentes são voltadas para o tratamento das chamadas síndromes metabólicas, como obesidade, colesterol alto, diabetes, problemas de estômago, entre outras; doenças de pele, insônia. Os tratamentos também auxiliam as mulheres que tem dificuldades de engravidar, por meio de medidas que fortalecem o sistema reprodutor feminino.