Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos Waikanosen Xerente ao lado da equipe de Atletismo, modalidade que também disputou Waikanosen Xerente ao lado da equipe de Atletismo, modalidade que também disputou
  • O Centro de Convivência reúne todos os competidores dos Jogos Escolares da Juventude
  • Atletas do Tocantins aproveitam o Centro de Convivência

Área destinada à interação entre os atletas de todo o Brasil, o Centro de Convivência localizado ao lado do refeitório dos Jogos Escolares da Juventude reúne uma série de atrações lúdicas e educativas. Além disso, o palco principal do espaço é o local destinado para as premiações de 12 das 14 modalidades disputadas na maior competição escolar do Brasil. 

Ponto de passagem e de parada de todos os atletas que almoçam e jantam no centro de convenções de João Pessoa, o Centro de Convivência oferece espaço de cinema, biblioteca, lan house, animação em stop motion e jogos. No local os atletas ainda têm a oportunidade de conhecer os uniformes do time do Brasil da Olimpíada Rio-2016 e tirar fotos com os agasalhos da equipe. 

A organização dos Jogos ainda aproveita os períodos entre as cerimônias de premiação para realizar brincadeiras e animadas disputas de dança e música entre os atletas. "É um momento muito legal esse que temos aqui no centro", frisou o atleta do Handebol, Waikanosen Xerente. 

Para os professores, a interação sociocultural promovida pelos jogos é um dos pontos fortes da competição. "Essa convivência com alunos e atletas de todo o Brasil é muito enriquecedor para os nossos estudantes", destacou Sidney Goloni, técnico do Basquetebol masculino.

Modalidades coletivas

As equipes que disputam as modalidades coletivas chegaram a João Pessoa na última segunda-feira, 14, e já estão em quadra para as disputas dos Jogos. Nesta etapa, os atletas competem no Basquetebol, no Futsal, no Handebol e no Voleibol - todas as modalidades com representantes no masculino e no feminino.