Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira Marcelo Miranda destacou a importância do Prodoeste para a continuidade do desenvolvimento da região sudoeste e de todo o Estado  Marcelo Miranda destacou a importância do Prodoeste para a continuidade do desenvolvimento da região sudoeste e de todo o Estado

O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar do Programa de Desenvolvimento da região sudoeste do Estado do Tocantins (Prodoeste). A missão, chefiada por Álvaro Garcia Negro, gerente de projetos do BID, fica no Tocantins até esta sexta-feira, 18. Durante esse período, será elaborado o plano de ações do programa. 

Na audiência, o governador destacou a importância do Prodoeste. “Trata-se de um projeto necessário para darmos continuidade ao desenvolvimento da região [sudoeste] e de todo o Estado. Vamos somar forças e trabalharmos juntos para execução do plano de ações, que será elaborado pela missão junto com os nossos técnicos”, ressaltou.

Prodoeste

O Prodoeste tem como objetivo a intensificação das atividades econômicas e a ampliação das oportunidades produtivas mediante a oferta hídrica regular para os usos múltiplos no Sudoeste do Tocantins, visando o desenvolvimento sustentável do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população.

A principal obra a ser desenvolvida por meio do projeto é a construção do reservatório P-8 no Rio Pium, com capacidade para 180 milhões de metros cúbicos, a fim de regular os fluxos de água, e pequenas barragens, para aumentar o nível dos rios Pium e Riozinho. Assim, por meio do Programa, será otimizado o uso de água na região sudoeste do Estado, com aportes em infraestrutura hídrica e uma melhor regulação.