Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Filho

Mais de duas mil pessoas se reuniram na noite de ontem para prestigiar a 2ª edição do Festival Gastronômico de Araguaína, Chambari Show, na Praça das Bandeiras. Promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Araguaína, o evento reuniu 20 expositores apresentando a sua receita para o mais popular prato da culinária tocantinense.

A dona Odilza Sousa veio com a nora, Michele, e a neta Gabriela. Toda a família aprecia o prato e fez questão de participar do festival. “No ano passado também viemos. Até a caçulinha, Gabriela, que só tem um ano e dez meses, já come e gosta muito de chambari”, comentou.

Além da mostra gastronômica, o festival contou com a apresentação teatral do grupo ArtPalco, apresentação de dança da quadrilha junina Arranca Toco e forró com o cantor William Júnior. “É muito importante realizar eventos que apoiem e valorizem o trabalho dos empreendedores, esses profissionais merecem todo nosso reconhecimento”, comentou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley de Oliveira.

A participação no evento garante o aquecimento nas vendas, é o que relatam as empreendedoras que participaram da edição anterior. “O evento tem grande repercussão na mídia e as pessoas passam a procurar mais pelo chambari quando veem”, contou Antônia Flávia. “Além de aumentar as vendas, o evento s clientes sempre perguntam quando vai ter outro festival”, contou a Maria de Lima, que há oito anos vende chambari no Mercado Municipal.

“A popularidade do chambari não é novidade, o que nos alegra muito é ver também o sucesso do festival, com um público que cresce a cada edição”, comemorou a gerente regional do Sebrae, Ilma Lopes.

A programação comemorativa pelo aniversário de Araguaína segue até próximo dia 27, com atividades culturais e esportivas diversificadas. Confira  a programação:

Dia 18 (sexta-feira)

17h – Projeto Tarde Sonora, com a banda Pagode Koisa Rara (Parque Cimba);

Dia 19 (sábado) 

8h –  Campeonato Interestadual de Dama (Ginásio do Bairro São João)

17h – Projeto Tarde Sonora, com o cantor Thim Moraes (Parque Cimba); 

Dia 20 (domingo)

9h – 2º Campeonato de Skate de Araguaína (Praça Iguaçu, no Setor Araguaína Sul 2);

14h – Copa Araguaína de Karatê (Ginásio do bairro São João).

15h – Prova de Ciclismo (Avenida Guaíba, no Setor Araguaína Sul - em frente ao Supermercado Baratão);

17h - Projeto Culturas Urbanas com apresentações de funk, hip hop, break e DJ’s e a Banda Alto Nível (Parque Cimba). 

Dia 26 (sábado)

8h – Campeonato Estadual de Handebol Masculino e Feminino (Ginásio São João);

Dia 27 (domingo)

7h30 – Caminhada “Passos que Salvam” (Parque Cimba);

8h – Campeonato Estadual de Handebol Masculino e Feminino (Ginásio São João).