Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inovação nos negócios é a exploração de ideias que surgem diariamente, que uma vez aplicadas, tem retorno financeiro para as empresas. Imaginar que as empresas precisam somente de capital de giro, aumentar as vendas, diminuir os custos, é um engano, pois uma boa ideia materializada pode se tornar o diferencial competitivo para alcançar melhores resultados.

Pensando na importância que esse assunto possui para impulsionar os pequenos negócios no Tocantins, o Sebrae e a Fieto criaram o Projeto “Caravana da Inovação”, que irá percorrer o Estado do Tocantins de norte a sul, levando conhecimento sobre este tema de tamanha importância para os empreendedores.

Porto Nacional e Paraíso do Tocantins foram as primeiras cidades que a Caravana da Inovação marcou presença.  O palestrante e especialista em empreendedorismo Cláudio Forner, autor de 5 livros e conselheiro do empresário Roberto Justus, no Programa O Aprendiz, é o destaque do movimento. Segundo Forner “o Brasil não vive somente uma crise econômica, social, ética, existe uma crise de envelhecimento dos negócios”. Forner defende a tese que os problemas da crise econômica são agravados pela falta de visão e de posicionamento de muitos pequenos empresários. “Preocupado com os resultados de curto prazo, o empresário esquece de acompanhar as mudanças do mundo atual. O desafio é redefinir diariamente o modelo de negócio conforme os novos comportamentos dos consumidores; esse é o segredo de todo negócio de sucesso”.

Além das palestras, faz parte dos seminários um painel de debate e perguntas com a participação do palestrante Claudio Forner, um convidado especial da própria cidade e a mediação do Superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann.  

Para Omar Hennemann, “É preciso inovar nas empresas, nos serviços e nos produtos. É necessário constante mudança para alcançar o cliente e ter sucesso nos negócios. É por isso que o Sebrae e a Fieto pensaram nesse grande projeto que é a Caravana da Inovação, para aproximar dos empresários desse tema tão importante para todos”.

Já o presidente da Fieto/Senai, Roberto Pires, destaca que o tema da Inovação é pauta da indústria brasileira, já que aumenta a capacidade competitiva dos negócios. Para o presidente, “num mundo de extrema competitividade a Inovação ganha importância para a indústria, já que propõe novos métodos, novos produtos e novos modelos de gestão para as pequenas indústrias. Com a Caravana da Inovação pretendemos intensificar o tema no ambiente empresarial dos pequenos negócios industriais do Tocantins”.

A Caravana da Inovação segue hoje, dia 23, para o sul do estado, na capital da amizade e prosperidade, Gurupi. Na quinta-feira dia 24/11 acontecerá em Taquaralto e dia 25/11 em Colinas do Tocantins.

Na semana que vem os eventos acontecem de 2ª a 6ª feira, nas cidades de Araguatins, Araguaína, Guaraí, Miracema e Palmas. As inscrições são gratuitas.