Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsável pela Sala Estadual de Coordenação e Controle ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participa nesta quinta-feira 1º de dezembro e amanhã sexta-feira, da programação do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes. O evento acontece no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) e contará com a presença do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Dyogo de Oliveira.

Na programação da quinta-feira acontece no QCG a capacitação de 100 bombeiros e 100 policiais militares para enfrentamento do combate ao mosquito. O curso será oferecido pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Na sexta-feira, a programação conta com a presença do ministro e tem início às 7h com a concentração das tropas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha e Exército. Às 7h30 equipes mistas com integrantes de todas as forças e agentes de saúde saem a campo para as visitas em loco para combate aos focos do mosquito. As 8h as autoridades se reúnem o Núcleo Estadual de Saúde localizado na 104 norte (em frente anexo 1 da Sesau) para entrega de quatro viaturas para os municípios de Palmas, Araguaína, Paraíso e Porto Nacional que serão usadas para o combate.

Os participantes visitarão ainda uma residência na quadra 303 Norte, a Escola Municipal Padre Josimo, órgãos da esfera federal e o trabalho se encerra com atividades de combate ao Aedes Aegypti no Aureny III.

Campanha

No dia 24 deste mês o Ministério da Saúde lançou a campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar” para conscientizar a população sobre as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue.

A mobilização nacional terá como base ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.