Para auxiliar os futuros prefeitos municipais do Tocantins, em suas gestões, a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas) disponibiliza um boletim informativo que possibilita orientá-los e subsidiá-los no processo de transição, no tocante à execução dos programas sociais, projetos, benefícios e serviços obedecendo as normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Nesse processo de transição dos novos prefeitos eleitos, as secretarias de assistência sociais municipais estão sendo orientadas pela Setas, a apresentarem relatórios registrados e oficializados aos representantes das equipes que tomarão posse.
A gerente do SUAS Setas, Gildete Evangelista recomenda que os gestores se aproximem do Estado, “e do que Ele pode oferecer, por meio de diversos programas que podem ajudar no atendimento à população usuária dos serviços e benefícios dessa Política Pública”, afirma.
Desafios
Dados da Setas apontam que prefeitos eleitos sobremaneira para o primeiro mandato sentem muitas dificuldades para administrar sem as informações previamente repassadas pela gestão antecessora. Por isso, a importância dessa orientação intermediada pela Setas.
Um conjunto de informações sobre os principais instrumentos de gestão está disponível no site da Setas e pode ser acessada pelo link http://setas.to.gov.br/assistencia-social/gestao-do-suas/