Após determinação de multa pela Justiça, o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde vistoriaram, durante todo este sábado, 17, os laboratórios e posto de coletas do Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil de Palmas (HIP). A ação constatou que todos os pacientes estão sendo atendidos e os exames laboratoriais realizados normalmente.
A Secretaria de Estado da Saúde realizou licitação para a contratação de serviços laboratoriais com vistas a atender os hospitais de Palmas, tendo em vista que a grande quantidade de pacientes atendidos nas unidades excedeu o saldo contratual com o laboratório que prestava esse serviço. O processo licitatório foi feito por meio de critérios técnicos, dentro da legalidade e sem aumento de despesas para a Saúde. “O antigo laboratório recebia o preço pago conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) acrescido 30% do valor dessa mesma tabela. Com a nova licitação, conseguimos contratar outro serviço pagando exclusivamente o preço da tabela SUS, gerando mais economia”, explicou o Musafir.
A diretora do Hospital Dona Regina, Débora Petry, lembra que desde que ocorreu a troca do laboratório todos os exames estão sendo ofertados na unidade. “Não tivemos nenhum tipo de problema e aqui no hospital está tudo correndo muito bem, todas as nossa pacientes estão sendo atendidas”, disse. A realização dos exames também está normalizada no Hospital Infantil e HGP, onde o exame de gasometria está à disposição dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sala Vermelha e Centro Cirúrgico.
Segundo a Sesau, o laboratório dispõe de mais de 30 profissionais atuando nos três hospitais e conta com diversos equipamentos de ponta a exemplo do aparelho de bioquímica com capacidade de 1.200 testes/hora e um sistema automático de leitura de etiqueta para cada paciente. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, esse resultado é rapidamente enviado para o computador onde um profissional capacitado analisa as informações e solicita a repetição do exame, caso seja necessário.
O secretário tranquiliza a população e reforça que tudo está sendo feito diuturnamente para que o paciente tenha o melhor atendimento. “Os exames estão sendo realizados e a população pode ficar tranquila e segura. Aproveitamos para lembrar que os hospitais estaduais são de alta complexidade e que o ideal é que em casos menos complexos o usuário se dirija primeiro as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para atender aos casos de maior gravidade estamos com equipe preparada, altamente capacitada, exames sendo feitos e médicos de plantão e assim será também no período de Natal e do Ano Novo”, reforçou.