Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Washington Luiz Com obras, o Governo conseguiu zerar o número de pacientes nos corredores do HGP Com obras, o Governo conseguiu zerar o número de pacientes nos corredores do HGP

Em tom de indignação, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, classificou como absurdo o documento da Cooperativa de Anestesistas do Tocantins determinando aos profissionais da área a não atuarem no mutirão de cirurgias eletivas, previsto para iniciar na madrugada dessa sexta-feira, 13.

“Este documento é contrário ao contrato efetivado com a cooperativa, contra a liberdade  do profissional, contraria a ética médica e também prejudica os pacientes. Os anestesistas têm todo o nosso respeito, mas essa atitude individual do presidente da cooperativa traz para dentro dessa discussão uma ação muito ostensiva da Secretaria de Estado da Saúde. Nós queremos fazer o primeiro Mutirão no Brasil de cirurgias durante a madrugada no país e o presidente da cooperativa está impedindo”, argumentou Marcos Musafir.

O secretário da Saúde afirmou que o Governo do Tocantins entrou com uma ação no Ministério Público Estadual (MPE) e também no Conselho Regional de Medicina (CRM), para reverter à situação. “Estamos denunciando essa agressiva atitude do presidente da Cooperativa de Anestesistas do Tocantins, doutor Mário Sérgio”, disse Marcos Musafir.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, hoje foram suspensas 30 cirurgias em razão da decisão da cooperativa. “Nós estamos aguardando uma resposta ainda hoje (sexta-feira, 13), dos órgãos de controle e, assim que possível, vamos retomar esse mutirão. Reitero que repudio esse comportamento. É inaceitável essa atitude, cirurgiões e muitos anestesistas querem operar. É importante que a população saiba que nós estamos fazendo a nossa parte e os anestesistas também, mas encontramos esse obstáculo que é a determinação do presidente da cooperativa”, afirmou o gestor.

Corredor sem Pacientes no HGP

O Governo entregou nessa sexta-feira, 13, a Unidade de Tomada de Decisão e a Unidade de Internação Rápida do Hospital Geral de Palmas (HGP), que irão contribuir para mais agilidade e precisão no serviço de Saúde do Tocantins para evitar o alojamento de pacientes nos corredores do hospital, oferecendo dignidade e conforto aos profissionais e principalmente aos pacientes. 

Com obras, o Governo conseguiu zerar o número de pacientes nos corredores do HGP, colocando assim fim a esse problema e inaugurando uma nova fase da Saúde do Estado. “Eram 147 pacientes no corredor e 129 na tenda. Hoje, não existe mais tenda e nem pacientes nos corredores, graças à dedicação dos profissionais do HGP, da Secretaria estimulados pelo Governo do Tocantins e o empenho do governador Marcelo Miranda", concluiu o secretário.