Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Call Center para a solicitação de matrículas de estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino

Call Center para a solicitação de matrículas de estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Call Center para a solicitação de matrículas de estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino Call Center para a solicitação de matrículas de estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino

A partir desta segunda, 9 de janeiro, os estudantes novatos ou aqueles que mesmo pertencentes à rede estadual de ensino não efetivaram sua matrícula, podem solicitar seu ingresso por meio do número 0800635050.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disponibilizou o “Call Center” para a solicitação de matrículas de estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino. O processo de matrícula teve início no dia 19 de dezembro com a transferência automática e segue até o dia 20 de janeiro com a efetivação da matrícula de alunos novos ingressantes na rede de ensino.

Os técnicos da Seduc se revezam na central de chamadas, no período que se estende das 8 às 20 horas, com o objetivo de atender a todos os candidatos que desejam se matricular nas escolas das 13 diretorias regionais de ensino, nas unidades escolares que fazem parte do sistema de matrículas informatizadas.

Weber Ferreira dos Santos, técnico responsável pelo sistema de matrículas informatizado, aponta que a matrícula solicitada pelo centro de chamadas facilita o acesso. “Todos os estudantes têm a mesma oportunidade para o acesso às vagas ofertadas. As pessoas não precisam enfrentar filas e nem perderem seu tempo indo até as escolas, visto que a solicitação pode ser feita de qualquer lugar com apenas uma ligação telefônica”, comentou.

O aluno poderá apresentar três opções de unidades escolares, lembrando que terão prioridade os estudantes com deficiência, em seguida aqueles que têm irmão já matriculado na escola solicitada e finalmente sorteio.

O sistema de matrícula informatizado é aprovado por pais, por facilitar o acesso ao sistema e evitar as filas nas portas das escolas. Flaidi Pereira Barros de Carvalho, mãe de aluno, mora em Dueré e está se mudando para Gurupi. “Liguei na central e fui bem atendida. Até o momento estou gostando, pensei que fosse demorar mais. É bom, porque de qualquer lugar onde a gente estiver podemos solicitar a matrícula por telefone”, finalizou dizendo que pretende matricular seu filho no 6º ano do ensino fundamental no Educandário Evangélico Ebenezer, de Gurupi.

As atividades para realização de matrículas para o ano letivo de 2017 têm o seguinte cronograma:

Atividades                                                                                                    Datas:

Renovação de Matrícula e Transferência Automática                               19 a 30/12/2016

Processo de confirmação da matrícula                                                        02 a 06/01/2017

Solicitação de matrículas de alunos novatos                                               09 a 13/01/2017

Alocação dos alunos em uma Unidade Escolar                                         16 e 17/01/2017

Último período para efetivação de matrícula                                                 18 a 20/01/2017