Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do PSDB-TO, senador Ataídes Oliveira, fez uma visita técnica às instalações do Hospital Geral de Palmas nesta última segunda-feira, 9, e reuniu-se com a diretoria para obter informações sobre a situação do maior hospital do Tocantins e da qualidade no atendimento à população.

Reclamações constantes dos cidadãos, como a falta de medicamentos e superlotação foram confirmadas com a visita, segundo o senador.

Acompanhado por Renata Duran, diretora do HGP, o senador Ataídes percorreu o hospital de campanha (anexo), UCI e corredores onde estão alojados dezenas de pacientes que esperam por uma vaga em macas improvisadas e “num calor insuportável”, segundo o senador.

“A saúde do Tocantins está na UTI. Pacientes, médicos e outros profissionais de saúde estão sendo vítimas da negligência e da omissão do Estado. Faltam medicamentos, não há refrigeração adequada e a superlotação é preocupante”, salientou Ataídes.

Segundo o senador, indicadores apresentados pela diretora, mostram que a maior parte dos pacientes vem sem nenhum tipo de filtro à procura de especialistas das áreas de neurologia, cardiologia, cirurgia vascular, urologia e psiquiatria o que aumenta a superlotação.

A obra do HGP foi paralisada por dois anos e só foi retomada em março de 2015. “o dinheiro do HGP que era destinado às obras foi desviado para campanha eleitoral. Quem fez isso tem que responder na justiça”, declarou o senador.

“Sinto o comprometimento dos profissionais, mas a desatenção do Estado é alarmante. Estamos longe do ideal. Mais cedo ou mais tarde, vai acontecer com o sistema de saúde do Brasil o que aconteceu com o sistema penitenciário. A situação da saúde é gravíssima e emergencial”, disse.

O senador Ataídes reivindica a criação de mais hospitais regionais e o aumento no número de leitos, além da valorização dos profissionais que realmente cuidam da saúde do povo.  “Tem que mandar embora os funcionários fantasmas que recebem e não trabalham, só assim vamos sair deste caos. Precisamos de boa gestão. Competência. Vamos olhar a saúde com lupa”, frisou.

Ministro da Saúde

Em agosto de 2016, o senador Ataídes apresentou ao ministro da saúde, Ricardo Barros, o pedido de intervenção Federal no sistema público de saúde do Tocantins. Na ocasião, estava faltando alimentação para os pacientes.