Em visita a Palmas nessa sexta-feira, 13, o ministro da Saúde, Ricardo Barros anunciou a destinação de R$ 68,2 milhões para o Tocantins para investimento em serviços novos e custeio de serviços já habilitados. Deste total, R$ 63,9 milhões são oriundos de emendas parlamentares e R$ 4,3 milhões para custeio de 29 serviços de saúde em funcionamento e que não recebiam contrapartida federal. Especificamente para o Centro de Reabilitação de Palmas foi anunciada a incorporação de R$ 720 mil ao teto estadual.
Acompanhado do governador Marcelo Miranda e do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, a agenda do ministro incluiu a inauguração da ampliação e reforma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), do Centro de Saúde Comunitária da 409 Norte e a visita às instalações do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Ricardo Barros, no HGP, conversou com pacientes, ouviu profissionais de saúde e conheceu as instalações do Pronto Socorro, internação e Anexo Provisório do hospital e disse que veio ao Tocantins para fortalecer parcerias e obter retorno sobre como estabelecer soluções compartilhadas para melhoria dos serviços de saúde pública da região. “É uma visita de aprendizado para o Ministério, de confirmação de parcerias no Estado e discussão com lideranças, prefeitos e profissionais de saúde sobre como colaborar e entender a melhor solução para saúde em todos os estados. Todo o SUS é financiado com a parceria, Município, Estado e Governo Federal e queremos saber em que podemos colaborar para fazer a saúde de Palmas e do Estado do Tocantins melhor”, disse ao final da visita às instalações do Hospital Geral de Palmas.
No Serviço de Verificação de Óbitos, o ministro conheceu as instalações da nova sede que passou por reforma e adequação, conversou com profissionais da equipe e destacou a importância do serviço que é especializado em investigação de causas de óbitos naturais mal definidos e de interesse em saúde pública.
O governador Marcelo Miranda agradeceu a visita do ministro afirmando que isso reforça o compromisso do governo como um todo para a melhoria da Saúde. “Sua visita reconhece esse momento que estamos vivendo e a presença da bancada federal é importante para continuar nos ajudando, esse é o momento de unirmos forças”, disse o governador. O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, aproveitou a visita do ministro para reforçar os pleitos do Estado principalmente o que diz respeito ao aumento do teto da Média e Alta Complexidade, o Teto Mac. “Continuamos fazendo gestão no Ministério para conseguir que esse recurso seja elevado, assim poderemos fortalecer a assistência a população”, disse o secretário.
Aos questionamentos sobre problemas enfrentados pelo Tocantins, o ministro se comprometeu a avaliar formas de desafogar o HGP e comentou que o Estado está entre os que melhor remuneram a classe médica. “Sugeriram a habilitação de um serviço de Atenção em Palmas e que pode funcionar como um ambulatório para fazer cirurgias pequenas, consultas e receber parte das demandas de ambulatório que estão no HGP. É uma sugestão que precisa ser consensuada na Comissão Bipartite e no Ministério da Saúde. Pode ser uma solução para aliviar a pressão sob o hospital. Também vamos avaliar como podemos auxiliar para acelerar a obra que vai trazer 200 novos leitos para resolver o problema da falta de espaço para atender adequadamente as pessoas”, explicou.
Ainda durante a visita, Barros negou qualquer possibilidade de intervenção federal na Saúde do Tocantins. “Vim cumprir uma agenda que está estabelecida, não há nenhuma solicitação de intervenção e mesmo que haja não faremos. O SUS é uma parceria entre Estado, Municípios e União e desta forma nós podemos prosperar. Nenhum ente vai assumir a responsabilidade de outro. Precisamos juntos achar os caminhos para avançar”, enfatizou o ministro. A vinda ao Tocantins encerra uma agenda de visitas por seis estados brasileiros. “Viemos mostrar a prioridade que o Governo Federal tem pela saúde da população do Brasil”. Acompanharam o ministro e o governador deputados federais, estaduais e secretários de Saúde.