Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Equipe da prefeitura de Fortaleza do Tabocão participa de reunião na sede da ATS Equipe da prefeitura de Fortaleza do Tabocão participa de reunião na sede da ATS
  • Prefeito de Dois Irmãos, Wanilson Coelho em reunião com presidente Eder Fernandes
  • André Borba, prefeito de São Salvador,  e assessores durante reunião na ATS
  • Marlen Ribeiro, prefeito de São Félix, requere extensão de rede de água para o povoado Prata
  • Prefeito de Novo Acordo, Dotozim, negocia parcelamento de débito
  • Prefeito Fernando Pereira busca melhorias para rede de esgoto em Novo Alegre
  • A solicitação do prefeito de Tupirama, dr Natan, é a implantação da rede de esgoto em todo o município
  • Rede de abastecimento a um assentamento de Carmolândia é a solicitação do prefeito Neurivan Rodrigues
  • rmando Alencar, prefeito de Esperantina, trouxe a demanda de ampliação da rede de abastecimento à Vila Tocantins
  • Prefeito Charles Rodrigues apresenta pedidos para extensão de rede de água a comunidades rurais em Palmeirante

Nesta semana, a Agência Tocantinense de Saneamento do Tocantins (ATS) recebeu a visita de prefeitos de municípios das mais variadas regiões do Estado. A maioria deles enfrenta problemas financeiros e infraestrutura precária, e buscam, a partir da parceria com o Governo do Tocantins, um novo tempo para os municípios que governam.

"O governador Marcelo Miranda pede que venhamos atender a todos os municípios e nós estamos trabalhando para isso. Tivemos dificuldades nesses dois anos por conta da falta de recursos. Mas estamos buscando junto às bancadas federal e estadual para que a gente consiga os recursos e parcerias também com outras instituições como a Funasa e Ministério da Integração Nacional e assim atender ao pedido dos prefeitos que nos procuram", discorreu o presidente da ATS, Eder Fernandes. 

Em Novo Acordo e Fortaleza do Tabocão, por exemplo, os novos prefeitos encontraram as cidades com problemas por toda parte. De ruas com buracos a falta de água por conta do não pagamento de faturas. Em Novo Acordo, a ATS suspendeu o fornecimento de água no prédio da prefeitura municipal e de outras unidades públicas municipais por conta do débito no valor de R$ 199 mil relativo ao uso de água até dezembro de 2016.

O antigo prefeito rompeu os lacres dos registros de água e estava utilizando a água de forma irregular. A ATS não permitiu que o fornecimento fosse realizado desta forma.

Na tarde dessa terça-feira, 17, o presidente da ATS, Eder Fernandes, recebeu em seu gabinete o atual prefeito, Elson Lino de Aguiar Filho, conhecido popularmente como Dotozim, que renegociou a dívida e se comprometeu a realizar o pagamento do parcelamento. Alguns locais, pela necessidade preeminente, tiveram o fornecimento retomado a partir desta negociação.

Em Fortaleza do Tabocão, uma situação parecida. O prefeito Wagner Teixeira, o Vaguim do Valdomiro, esteve na ATS na quarta-feira, 18, para renegociar e parcelar as faturas de água, que somam uma dívida de R$ 62 mil. Além da renegociação, o prefeito requereu o tratamento de água à comunidade Santa Rita.

Mais prefeitos

O prefeito de Dois Irmãos, Wanilson Coelho solicitou a perfuração de dois poços artesianos para atender a parte mais alta da cidade. A ATS informou que a partir de abril será iniciada a perfuração dos poços e que, neste período, o fornecimento será garantido com abastecimento por caminhões-pipa.

Em São Salvador, André Borba requisitou a análise de água do povoado Retiro, já que os moradores reclamam da coloração da água. O órgão se comprometeu em realizar a análise e limpeza do reservatório para que o problema seja resolvido. Em São Félix, o prefeito Marlen Ribeiro requereu a extensão de rede de água para o povoado Prata, demanda que será atendida em breve.

Em Tupirama, o prefeito dr. Natan pediu a implantação da rede de esgoto em todo o município. Em Novo Alegre, a requisição do prefeito Fernando Pereira é de melhorias no sistema de abastecimento de água e realização de estudo para a captação de água no rio Palmas, a 16 km do município. Ambas as solicitações serão analisadas pelo Departamento de Produção da ATS.

Armando Alencar, prefeito de Esperantina, trouxe a demanda de ampliação da rede de abastecimento à Vila Tocantins.  Entre os pedidos apresentados pelo prefeito de Palmeirante, Charles Rodrigues, estão a extensão da rede de abastecimento de água do setor Barro Liso, implantação do sistema de abastecimento de água no povoado São Pedro e o tratamento da água do povoado Paciência. Técnicos do órgão farão um levantamento para viabilizar a  implantação e extensão da rede nesses locais. 

Neurivan Rodrigues, prefeito de Carmolândia, pleiteou a implantação de uma rede de abastecimento à comunidade do assentamento Barra Bonita. A obra para Carmolândia será executada no segundo semestre deste ano, com recursos do Programa Água para Todos.