Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda debateu e defendeu propostas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e Meio Ambiente, junto aos chefes de Executivo que compõem o Fórum de Governadores da Amazônia.  Em sua 13ª edição, o encontro vem sendo realizado desde quinta, 26, fechando com a redação e aprovação da Carta do Amapá, nesta sexta-feira, 27.

Por considerar a Amazônia Legal uma região de extrema importância para o desenvolvimento do País, Marcelo Miranda avaliou as discussões e deliberações indispensáveis para garantir um crescimento sustentável. "Podemos dar um salto qualitativo nas políticas públicas direcionadas à população. Este Fórum é uma grande oportunidade para isso. Estamos empenhados em contribuir para a ampliação do debate e em buscar caminhos comuns a todos os estados participantes", destacou.

Ainda em sua apresentação, o governador falou dos problemas relacionados à Segurança Pública. "Sabemos dos gargalos do setor, mas entendo que não podemos perder as esperanças", disse. Marcelo Miranda enfatizou, na ocasião, o interesse do presidente Michel Temer de apoiar os estados, em recentes reuniões em Brasília. "Com o apoio do Governo Federal ficará mais fácil adotar medidas necessárias ao sistema prisional, como também reforçar as fronteiras internas dos estados", frisou.

Marcelo Miranda defendeu a unidade entre os estados como condição fundamental para diminuir as dificuldades e diferenças peculiares aos estados da Amazônia.

Meio Ambiente

No que se refere ao Meio Ambiente, Miranda falou da urgente necessidade de intensificar as ações para que se cumpra o Acordo de Paris: com a proposta de reduzir as emissões gases, o que está diretamente ligado ao processo de desmatamento. "Estamos fazendo nosso dever de casa, a fim de atingir nossas metas", adiantou.

“Podemos considerar esse Fórum como um verdadeiro combustível na busca se soluções cabíveis e viáveis", ressaltou Marcelo Miranda, acrescentando: "nosso objetivo principal é o de que  o resultado dessas discussões seja aplicado e reflita diretamente junto à população desta região", concluiu.

Agenda Criança Amazônica

Na abertura do Fórum, a secretária de Integração do Estado do Pará, Isabela Jatene,  fez uma abordagem sobre a Agenda Criança Amazônica.  Ela defendeu a criação de uma Câmara Temática de aplicação dos recursos federais, especialmente os direcionados à merenda e ao transporte escolar. "Também precisamos fortalecer o sistema de garantia de direitos na Amazônia em integração com o UNICEF [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e o Ministério da Justiça e Cidadania, para prevenir e enfrentar a violência, a exploração e a discriminação em todas as suas formas", alertou.                       

Presenças

Participam do 13º Fórum os governadores Marcelo Miranda (TO), Waldez Góes (AP), Simão Jatene (PA), José Melo (AM), Flávio Dino (MA), Suely Campos (RR), Tião Viana (AC), e Confúcio Moura (RO). Pedro Taques, do Mato Grosso, está representado pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Alex Marega. Pelo Tocantins, também participam do Fórum a secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Luzimeire Carreiro; a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral; a secretária da Cidadania e Justiça (Seciju), Gleidy Braga; e o subsecretário de Segurança Pública, Absair Paniago