Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há quatro dias hospitalizada em Buenos Aires, Argentina, a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, segue sob avaliação dos médicos. Nesta segunda-feira (30), ela passou por uma tomografia computadorizada de controle, a qual confirmou a estabilização das atividades cerebrais e a não ocorrência de novas hemorragias.

"O quadro clínico ainda é delicado, mas há expectativa de alguns movimentos e reflexos nas próximas 24 horas, com a retirada da sedação", avalia Neilton Araújo de Oliveira, médico e professor da UFT que acompanha o caso diretamente com a família de Isabel e a equipe médica que atende a reitora na Argentina. "Somente com a consolidação e recuperação do quadro neurológico, que ainda é a maior preocupação, será possível investigar mais aprofundadamente os fatores associados ou causadores do AVC", completa ele.

Diante da expectativa por notícias, os médicos e a própria família de Isabel ressaltam que o processo de recuperação e evolução do quadro pode ser lento nesta fase, motivo pelo qual as atualizações sobre o estado de saúde da reitora podem não ser tão frequentes. "Agradecemos imensamente todas as orações e boas vibrações enviadas, com certeza ela as está recebendo", disse Claudia Auler por meio de mensagem nesta segunda-feira. Na manifestação, ela também pediu a todos "paciência e calma" na espera por novas informações, ressaltando que todas atualizações continuarão sendo repassadas no devido tempo à Diretoria de Comunicação da UFT (Dicom) para divulgação por meio dos canais oficiais da Universidade.

Entenda o caso

Isabel Auler está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (Fleni) desde a última quinta-feira (26), quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias na companhia do filho, Renato Auler.

A filha dela, Claudia Auler, que é professora e coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT no Câmpus de Gurupi, está em Buenos Aires desde sábado (28) para acompanhar o tratamento.

Alunos da UFT, colegas, familiares e amigos da reitora permanecem em vigília e mantêm uma corrente de solidariedade em torno de seu estado de saúde. Nesta segunda-feira (30) há cultos ecumênicos em prol da sua recuperação agendados para os câmpus de Palmas, às 17h, e Gurupi, às 18h.