Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Acontecerá nesta terça-feira, 31, às 14h30, no auditório da Justiça Federal em Palmas, a solenidade de lançamento da construção do Hospital do Câncer de Barretos em Palmas/TO. O evento contará com a presença do diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, voluntários do Tocantins e diversas autoridades.

Segundo a arquiteta e idealizadora da construção, Mônica Avelino, a previsão é que em 2020 o Hospital de Câncer do Tocantins esteja em plena atuação, pronto e atendendo a população tocantinense. Claro que toda a sua efetividade vai depender das parcerias e do empenho de pessoas, políticos, gestores públicos e privados.

O Hospital de Câncer do Tocantins terá como mantenedor a Fundação Pio XII, a mesma entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (SP). Atualmente o Hospital de Barretos atende 428 pacientes do Tocantins, provenientes de 65 municípios do Estado.

O Hospital no Tocantins estará numa área de 78 mil metros quadrados, sendo que 54.500 mil metros quadrados foram doados pelo Estado e 22 mil pela Prefeitura de Palmas. Na fase inicial o hospital terá 15000 metros quadrados de área construída. A estimativa é que abrigue uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos. Estima-se uma capacidade operacional de atendimento de 25 mil pacientes/ano.

Parceiros

Estão envolvidos diretamente na consolidação desse importante projeto no Tocantins o empresário José Rubens Carvalho conhecido como Rubikinho, a arquiteta Mônica Avelino e o empresário e pioneiro nessa luta Darci Garcia. “É muito importante que muito mais pessoas se envolvam, assim serão mais esforços somados, precisamos que políticos, empresários, estudantes, profissionais autônomos façam parte dessa corrente, façam parte desse projeto que é ousado, mas possível”, ressaltou Mônica Avelino.

Homenagens

Durante o evento serão homenageados grandes entusiastas da idéia, o empresário e pioneiro nessa luta, Darci Garcia e sua esposa Nilzair Garcia, o padrinho do Hospital Rubikinho, o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, além da psicóloga Taiana Avelino Arrais, mestre em saúde pública e especialista em psico-oncologia.