Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Capacitações trabalham a auto-estima dos alunos

Capacitações trabalham a auto-estima dos alunos Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza Capacitações trabalham a auto-estima dos alunos Capacitações trabalham a auto-estima dos alunos

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) têm oferecido cursos de capacitação que, além de dar uma alternativa de renda aos participantes, trabalham a auto-estima dos alunos, novos conceitos de comercialização, relações com a natureza e o mundo do trabalho. Os alunos começam exercitando as mãos e ao final percebem que o interior foi aperfeiçoado com novas ideias, autoconfiança, expectativa de futuro e a percepção de que todos podem contribuir com o bem comum.

De acordo com a gerente da Aafeto, Maria da Penha Farias, cada dia mais o trabalho ganha novas configurações e a tendência é para a extinção do emprego como conhecemos na atualidade. “Nosso objetivo é preparar e empoderar nossos alunos para os novos desafios do mercado. Queremos que eles entendam que podem ser resposta às necessidades das pessoas a sua volta e garantir renda com isso”, explica a gerente.

Um bom exemplo dessa nova dinâmica é o curso de Fibras Vegetais oferecido nos três núcleos da Aafeto em Palmas. Na primeira etapa do curso, os alunos aprendem a transformar elementos naturais como palhas, cipós e caules de árvores em matéria prima para o artesanato. Depois de adequadamente, lavadas, cortadas e pintadas, as fibras serão o material a ser moldado pela criatividade dos alunos, sempre com o foco nas necessidades dos possíveis compradores e nos padrões de qualidade. Na última etapa é ensinada a formação do preço dos produtos, o que confere sustentabilidade ao negócio.

Para a aluna Maria do Socorro Lionel, nem tudo precisa ser comprado. "Nesse curso eu aprendi como posso usar o que já tenho, o que a natureza me oferece e principalmente o meu potencial”. Quem também demonstra a mudança é a cursista Edineide Dantas: “Já imaginou uma atividade em que você só compra a linha e a tinta? Tudo o mais que utilizamos veio da natureza e isso faz a diferença”, declara.

Maria do Socorro Lionel sempre trabalhou com artesanato e é instrutora do curso de Ponto Russo na Aafeto, mas viu no curso de Fibras Vegetais a oportunidade de se aperfeiçoar e conhecer novas técnicas. Para ela, o ganho com as aulas vai além da técnica. “Essa experiência tem aumentado a minha confiança em mim, na minha capacidade, e isso é maravilhoso. Eu me sinto mais forte”, declara.

A coordenadora da Aafeto acredita que o Tocantins tem um grande potencial para o artesanato e que investir em técnicas que valorizem os aspectos culturais e as matérias primas locais pode promover o turismo, o desenvolvimento local e principalmente o desenvolvimento humano: “Apoiar o pequeno desencadeia a transformação social que queremos ver em nosso Estado e esse tem sido o nosso foco”, explica Maria da Penha.

O Aafeto possui três núcleos em Palmas localizados na 305 Norte, Aureny I e Aureny III. O curso de Fibras Vegetais está sendo oferecido em todos os núcleos e entra na fase de designer está semana. No núcleo da região norte também é disponibilizado os cursos de Cabelereiro e Patwork.

Os cidadãos interessados em participar das capacitações podem se direcionar as unidades do Projeto para realizarem uma pré-inscrição, sempre que fecham uma turma, dá-se inicio as aulas.